Foto: Divulgação/Manaus Previdência

Prefeitura de Manaus realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Manaus Previdência. As atividades acontecerão na sede autarquia, na av. Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, Zona Centro-Sul, no turno matutino.

“A Sipat vem para contribuir para a conscientização dos servidores e a difusão do conhecimento. A segurança no local de trabalho é importante para evitar acidentes, inclusive, aqueles que podem resultar no afastamento de um servidor por um tempo considerável de suas atividades”, destacou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

A I Sipat da Previdência municipal atende a Portaria nº 3.214, NR-5, do Ministério do Trabalho, que especifica sobre a necessidade e a frequência anual do evento, por meio de condutas simples, como o uso de equipamentos, fiscalização, entre outras medidas. Acontecerá em dois dias, com a mesma programação, mas com turmas diferentes, a fim de que todos os servidores do órgão participem da atividade.

O evento está sob a responsabilidade do Setor de Gestão de Pessoas (SGEP) da Manaus Previdência, com apoio da estagiária de Segurança de Trabalho, Kezia Ralph, supervisionada pela presidência da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e que auxilia a Previdência nas ações de Saúde e Segurança na autarquia.

Conforme Ralph, as atividades contam com duas palestras. A primeira, “Acidente de trabalho e doenças ocupacionais”, vai ser exposta por dois profissionais: o engenheiro de Segurança do Trabalho, Cleves Bruce, e o médico do Trabalho Davi Miranda. Ambos, membros da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Semad.

A segunda, “Acidentes por intoxicação, fraturas, entorses e luxações”, ficará a cargo de membros da Equipe Alfa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que também farão simulações sobre as situações que podem resultar em acidentes.

(*) Com informações da assessoria