Prefeitura recebe 95 novos médicos bolsistas do Programa Mais Saúde Manaus

Foto: Mário Oliveira/Semcom
Avatar
Postado por Narel Desiree

A Atenção Básica à Saúde no município de Manaus vai ser reforçada com a chegada de 95 médicos bolsistas do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), aprovados no processo seletivo deste ano. As boas-vindas foram dadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, em solenidade realizada na tarde de segunda-feira (25), no auditório da prefeitura, Compensa, Zona Oeste.

Com a chegada dos novos bolsistas, o programa passa a contar com 215 bolsistas, distribuídos nas zonas Norte e Leste da cidade, onde há maior presença de populações vulneráveis, seguidas pelas zonas Sul e Oeste, além da rural, contemplando todos os cinco distritos de saúde. A Escola de Saúde Pública (Esap), responsável pelo programa, já participa com mais de 14% da cobertura de saúde no município.

“Esse modelo não foi criado por nós, pegamos a experiência de Palmas, onde lá a cobertura da atenção básica é de 100%. Se nós chegarmos a 65% no final da minha gestão será muito bom, porque pegamos uma terra arrasada na saúde. Esses 215 profissionais estarão, daqui a alguns meses, respondendo por 14%, 15%, 16% da Atenção Básica”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

Arthur disse, ainda, que considera o Promais um dos programas mais importantes do seu governo. “É algo que, primeiro, vira política pública e se precisar de um reforço de legislação, vamos fazer, consolidar isso em leis, de modo que tenha continuidade, independentemente de quem venha a assumir a gestão municipal nos próximos anos. Isso vai crescer e só vai dar alegria. Nós queremos avançar bastante e não vamos poupar esforços”, reforçou.

Na avaliação do prefeito, ganha o município e ganham os novos profissionais, porque vão adquirir experiência e vão crescer no dia  a dia do atendimento à população. “Estamos aproveitando tudo o que é bom e, ao mesmo tempo, dar uma satisfação ao povo que precisa de uma assistência ótima. Nesse caminho ela será, dentro de pouco tempo, uma assistência ótima”, afirmou Virgílio. “Nós queremos cobrir todos os distritos e os profissionais de saúde vão ficar muito felizes de ter aceitado esse desafio de um jeito muito amoroso. A gente deve se alimentar de amor, de paixão”, falou aos novos médicos. “Sejam muito bem-vindos, porque vocês têm a possibilidade de mudar a vida de muitas pessoas”, finalizou o prefeito.

Programa

O Promais tem como diretrizes básicas a qualificação de profissionais, o aprimoramento do serviço ofertado e a ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Manaus. O programa tem como eixo estruturante a educação permanente em saúde, por meio da imersão em serviço, proporcionando aos profissionais o aprendizado baseado em vivências práticas do SUS.

“Desde o início do projeto da Escola de Saúde Pública, o prefeito compreendeu o Promais, com a necessidade de bolsas para os profissionais. Esses médicos vão utilizar todas as nossas Unidades Básicas de Saúde como campo prático e vão melhorar muito todo o atendimento da saúde no município”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terá duração de 24 meses, aprimorando a formação acadêmica de profissionais da área da saúde, possibilitando aos bolsistas a vivência em práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Cada profissional receberá bolsa no valor de R$ 11 mil.

“Essa é a terceira acolhida, em um pouco mais de um ano da escola, que estamos fazendo a profissionais selecionadas para o Programa Mais Saúde Manaus e que vão atuar em campo, em regime de bolsa, para integrar o sistema único de saúde”, disse a diretora da Esap, Kassia Vesras Lima.

(*) Com informações da assessoria


Deixe um comentário