Preso homem que esfaqueou venezuelana até a morte no bairro Alvorada

foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

Elder Figueiredo Ribeiro, de 35 anos foi preso em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de latrocínio contra a venezuelana Franyerlis Pastora Escobar Almão, 25. O crime ocorreu no dia 11 de novembro, na Rua Juriti, bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital. A prisão foi cumprida pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na última sexta-feira (6).

De acordo com a delegada Marília Campello, titular interina da DEHS, a equipe plantonista tomou conhecimento do caso depois que uma guarnição da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conduziu o companheiro de Franyerlis, um homem de 39 anos, até a Especializada, para prestar esclarecimentos sobre a morte da mulher.

“O companheiro explicou que a venezuelana havia chegado do trabalho por volta de 5h da madrugada do dia 1º e que, quando ele foi tomar banho, escutou a vítima gritar. O homem foi averiguar o que estava acontecendo e presenciou um desconhecido dentro da casa desferindo golpes de faca em Franyerlis e que depois do crime, evadiu-se do local”, explicou a delegada.

A autoridade detalhou que o companheiro da vítima, após presenciar o crime, correu em direção à rua para pedir socorro. O fato foi confirmado por meio de investigação, durante a qual a equipe policial teve acesso a câmeras de segurança próximas ao local. Os registros mostravam um homem desconhecido saindo da residência e, posteriormente, o companheiro da vítima saindo também para pedir ajuda.

“Nas filmagens, identificamos o desconhecido que desferiu as facadas na vítima. Ele se chamava Elder e já era conhecido naquela região. Na ocasião, solicitamos o mandado de prisão contra ele, porém não conseguimos cumpri-lo, pois ele e a família já não se encontravam na residência em que moravam”, detalhou a delegada.

Marília informou que na sexta-feira (6), Elder se apresentou à sede da DEHS acompanhado de uma advogada, e lá o mandado de prisão foi cumprido. Além disso, na Especializada foi constatado que o indivíduo possuía um mandado de prisão em razão de sentença condenatória em aberto, pelo crime de roubo, ocorrido em novembro de 2009, que também foi cumprido na ocasião.

O mandado de prisão contra Elder pelo crime de latrocínio foi expedido no dia 3 de novembro deste ano, pela juíza Suzi Irlanda Araújo Granja da Silva, da Central de Plantão Criminal.

Procedimentos

O homem foi preso em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de latrocínio. Também fora cumprido o mandado de prisão em razão de sentença condenatória contra ele pelo crime de roubo. Após os procedimentos cabíveis, ele foi encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT) onde ficará à disposição da Justiça.

Com informações da assessoria