Destaques Economia

Primeira Feira de Produtos Orgânicos será inaugurada hoje (28)

Os produtores participantes têm a certificação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)- foto: Valdo Leão
Redação
Postado por Redação

Inspirado no sucesso das Feiras de Produtos Regionais, o Governo do Amazonas inaugura a primeira Feira de Produtos Orgânicos, nesta quinta-feira (28), com frutas, hortaliças, ovos e pescados livres de adubos químicos, pesticidas, hormônios e ração.

Os produtores participantes têm a certificação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e incentivos do Governo do Amazonas, desde o plantio até a comercialização direta ao consumidor. A Feira de Produtos Orgânicos será realizada a cada quinze dias, todas as quintas-feiras, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida André Araújo, 901, Aleixo, no horário das 16h às 19h.

Trinta produtores da agricultura orgânica de Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea participam das feiras vendendo couve, alface, pimentão, laranja, biribá, açaí, jenipapo ovos e peixes, entre outros alimentos produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos. A expectativa é de que, a cada edição, a feira movimente R$ 24 mil, sendo que cada produtor lucre, em média, R$ 800 por feira.

Reconhecidos

Os produtores são reconhecidos pelo Mapa como Organizações de Controle Social (OCS) o que lhes dá o direito de comercializar seus produtos orgânicos diretamente com o consumidor, ao mesmo tempo em que permite que as associações possam participar dos programas de aquisição de alimentos do governo.

A promoção e organização da feira é do Sistema Sepror, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Rede Maniva de Agroecologia e o Incra.

O diretor-presidente da ADS, Lissandro Breval, destaca que a procura intensa da população e o incentivo à produção agrícola orgânica, que vem sendo dado aos produtores foram fatores decisivos para a promoção pelo Governo do Amazonas de uma feira específica para esta modalidade de cultivo. A Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam) já realiza uma feira de produtos orgânicos que acontece aos sábados, de 6h às 11h, no terreno do Mapa, na rua Maceió, número 460.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário