Economia

Procon-AM divulga balanço final de fiscalização em postos de combustíveis

O objetivo da operação era dar cumprimento ao decreto federal que concede redução no preço do óleo diesel- foto: divulgação/PROCON
Redação
Postado por Redação

O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas – Procon/AM, divulgou o resultado da fiscalização em postos de combustíveis da capital e interior. O objetivo da operação era dar cumprimento ao decreto federal que concede redução no preço do óleo diesel.

Muitos postos foram vistoriados no sábado (2), alguns por amostragem e quatro atendendo a denúncias de consumidores. Entre as denúncias recebidas pelo telefone, os fiscais verificaram:

1- Posto no Lírio do Valle – Redução no preço do diesel. O posto alega que ainda não recebeu novo abastecimento de diesel após a publicação do decreto;

2-Posto na Torquato Tapajos – Limitação de valor. A denúncia reportava a obrigatoriedade de abastecimento em valor mínimo de R$ 50. O estabelecimento apresentou notas de saída que comprovaram a improcedência da denúncia;

3- Posto na estrada Ponta Negra – Denúncia improcedente no tocante a cobrança abusiva;

4- Postos de Itacoatiara – Denúncia de prática ilegal de preços. Constatada improcedente, de início. Não houve repasse da redução do valor do diesel.

As equipes do Procon-AM, em Manaus notificaram quatro estabelecimentos, sendo dois na zona centro-sul da capital, um na zona leste e outro na zona oeste.

Todos os postos receberam auto de constatação e foram notificados a apresentar as notas fiscais de abastecimento dos últimos 30 dias. Segundo o gestor do Procon-AM, Paulo Radin, essa medida visa a estabelecer uma série histórica para cada estabelecimento e coibir possíveis irregularidades.

No domingo (3) os fiscais identificaram uma leve tendência de baixa nos preços praticados e já é possível encontrar óleo diesel a R$ 3,49 o litro, em alguns postos de abastecimento.

Caravana

O Procon-AM também esteve na Caravana do Consumidor, evento organizado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Escola Municipal Pintora Tarsila do Amaral, no bairro João Paulo 2. A equipe prestou atendimento a reclamações e orientação de consumidores.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com