Professor Vicente Nogueira é anunciado como novo secretário de educação do AM

62
Professor Vicente Nogueira foi anunciado como novo titular da Seduc-AM - Foto: Divulgação

O nome do novo titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), professor Vicente Nogueira, foi anunciado pelo atual governador Wilson Lima, na manhã desta segunda-feira (2), durante a programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas 2019. O evento aconteceu na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Vicente Nogueira substitui o também professor Luiz Castro, que deixou a pasta na última semana em razão de problemas de saúde. “Nesta semana, ele já começa a tomar par das situações da secretaria e, na semana vem, deverá apresentar um plano de trabalho”, afirmou o governador.

Segundo Wilson Lima, entre as prioridades de Nogueira na Seduc-AM está a missão de solucionar o problema do transporte escolar. “No momento, o maior problema que temos enfrentado está relacionado ao transporte escolar. Quando assumimos o governo, não havia nenhum plano referencial a este tema. Tivemos que georreferenciar todos esses trajetos do transporte escolar no Amazonas, principalmente o do interior, que é o mais preocupante, e já temos um processo pronto”, adiantou o governador.

Também presente na solenidade, Vicente Nogueira afirmou ter recebido com muita alegria e determinação o convite do governador para assumir a Seduc-AM. “Fiquei muito honrado com a oportunidade e, agora, minha mente, coração e energia vão para os quase 500 mil alunos e para os professores da rede estadual, que são fundamentais para a transformação que buscamos em nosso Estado”, frisou o novo secretário de Educação.

Semana da Pátria

Durante a solenidade da abertura da Semana da Pátria, o governador Wilson Lima ressaltou a importância do tema “Amazônia: soberania, fraternidade e paz” para o Amazonas. “A Amazônia, mais uma vez, tem a atenção do mundo inteiro, mas, infelizmente, por notícias ruins, em razão das questões das queimadas. É importante, porém, ressaltar que, hoje, nós [do Amazonas] estamos com 90% das nossas florestas preservadas. E isso só foi possível graças ao esforço do nosso povo, que teve de abrir mão de muita coisa e ainda paga um preço muito alto. Daí a necessidade de fortalecermos esse nosso sentimento de independência, respeito aos símbolos cívicos e comprometimento com o Brasil”, destacou o governador do Amazonas.

O secretário interino da Seduc-AM, Luiz Fabian, destacou a importância do período, não somente para o Brasil, mas para o Amazonas. “Hoje, damos início à programação especial da Semana da Pátria, que celebra não apenas o 7 de setembro, mas o 5 de setembro, também. É um período muito importante e relevante para a Educação no Estado. Iniciamos a agenda com a bênção do fogo simbólico, que permanecerá aceso, aqui na Ponta Negra, durante toda semana”, pontuou Luiz Fabian.

O secretário em exercício lembrou, ainda, a extensa programação que a Seduc-AM realizará ao longo desta semana. “Teremos uma extensa agenda de atividades na quinta-feira (05/09), que culminará em um desfile com 15 mil alunos da rede estadual, no Sambódromo”, acrescentou.

Além do governador Wilson Lima e do secretário interino da Seduc-AM, Luis Fabian Barbosa, participaram da solenidade as demais autoridades do Exército, Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Militar. O evento contou, ainda, com a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Benjamin Magalhães, além da cerimônia de acendimento da pira do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pelo próprio governador.

Currículo

Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Engenharia (com mestrado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT – e doutorado na Colorado State University) e Direito, Vicente Nogueira foi quem estruturou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam. Foi ele também quem implantou o primeiro mestrado em Ciências do Ambiente, na própria Ufam, onde é professor titular. Ainda na área acadêmica, foi diretor da antiga Utam e depois da Escola Superior Tecnologia, além de reitor da Uninorte.

Ele também estruturou a criação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Vicente Nogueira é apontado ainda como o autor da sugestão de criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ao então governador Amazonino Mendes. Foi secretário de Educação do Estado (Seduc-AM) e secretário de Educação do Município (Semed).

Programação

No dia 5 de setembro, quinta-feira, quando se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, a programação da Semana da Pátria ocorrerá em três momentos. O primeiro é marcado pela homenagem póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas, com participação da Fanfarra da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi. A solenidade acontecerá às 7h, na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), localizada na rua Simão Bolívar, no Centro, zona sul de Manaus.

Às 10h, o governador Wilson Lima receberá os cumprimentos do Corpo Consular do Amazonas, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Simultaneamente, ocorrerá na Ponta Negra o Desfile Naval comemorativo.

Já no terceiro momento, acontecerá o tradicional desfile escolar, reunindo aproximadamente 15 mil estudantes de escolas públicas do Amazonas, além de representantes de entidades como Abrigo Moacyr Alves, Federação/Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Legião da Boa Vontade (LBV), Banda Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Orquestra de Repertório Popular do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

O desfile terá início às 17h e será realizado no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, localizado na avenida Pedro Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Independência do Brasil

No dia 7 de setembro, sábado, as comemorações pelo dia da Independência do Brasil serão iniciadas com o Desfile Militar, a partir das 7h30, com revista às tropas, seguido da cerimônia de recepção ao governador do Amazonas e, na sequência, o desfile, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). O desfile também será realizado no Sambódromo.

Às 10h, encerrando a programação da Semana da Pátria e do Amazonas 2018, acontece a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico, também no Sambódromo. A programação será coordenada pela Seduc-AM.

*Com informações da assessoria