Projeção Astral: entenda o fenômeno retratado em ‘Por Trás de Seus Olhos’

Foto: Reprodução

A história de Por Trás dos Seus Olhos acompanha a vida de Louise (Simona Brown), uma mãe solteira que tem um caso com o seu chefe, o psiquiatra David (Tom Bateman), mas que vê a sua vida mudar de rumo depois que ela faz amizade com a esposa dele, Adele (Eve Hewson).

Chegando no final da série, descobrimos que Adele, a esposa de David, usa projeção astral para espionar o marido e saber tudo o que ele andava fazendo. Mas o que é isso?

De acordo com informações do Tem Alguém Assistindo, projeção astral é basicamente quando um ser humano consegue ter uma experiência intencional fora do seu corpo. Quando você tem uma experiência fora do corpo, o esquema corporal do seu cérebro – a percepção da sua forma física – é alterado. Nada está “deixando” seu corpo, mas seu cérebro não está percebendo seu corpo da maneira a que você está acostumado, o que às vezes pode dar a impressão de que sua consciência está desligada por um período de tempo.

Na projeção astral, isso é considerado (e representado) como a alma deixando o corpo e viajando para algum tipo de novo plano de consciência, mas a explicação científica não apóia a existência de uma alma separada do corpo físico.

“A EXPERIÊNCIA FORA DO CORPO NÃO É UMA VALIDAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EXISTÊNCIA OU NÃO DA ALMA. É APENAS UMA MANEIRA DIFERENTE DE O CÉREBRO FUNCIONAR”, EXPLICA O DR. CLAUDE MESSIER, PROFESSOR DO INSTITUTO DE PESQUISA DO CÉREBRO E MENTE DA UNIVERSIDADE DE OTTOWA PARA O SITE OPRAHMAG.COM.

O fenômeno existe de verdade?

Sim, O fenômeno é real, mas o termo “experiência fora do corpo” é usado no lugar de “projeção astral”, como na série Por Trás dos Seus Olhos.

Não há consenso científico sobre como induzir uma experiência extracorpórea, já que a grande maioria das pessoas que as vivenciam o faz involuntariamente, e os relatos delas são baseados em evidências anedóticas.

Em Por Trás dos Seus Olhos, Adele usa “projeção astral” para deixar seu corpo, viajar e espionar as pessoas. A capacidade de viajar para qualquer tipo de plano astral não é suportada pela ciência.

Assim, apesar do fenômeno existe e ser estudado pela ciência, ainda não está comprado se as pessoas conseguem sair do corpo e ficar espionando o mundo afora, como retratado na série.