Cidades Destaques

Projeto de bicicletas compartilhadas chega a 4 mil viagens em menos de três meses

A abertura do evento será realizada pelo Pedala Manaus, às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) – local onde ocorrerá o restante das apresentações e discussões do primeiro dia- foto: Alex Pazuello / Arquivo Semcom
Redação
Postado por Redação

O projeto de bicicletas compartilhadas, o Manôbike, ultrapassou a marca de 4 mil viagens em menos de 3 meses desde sua inauguração, no dia 12 de abril. Até 30 de junho foram registradas 4.142 viagens nas 10 estações instaladas no Centro de Manaus. No período, as estações mais usadas para trajetos são as instaladas no parque Jefferson Péres (26,19%), Teatro Amazonas (14,02%) e Praça Heliodoro Balbi (6,93%). Uma manutenção de rotina está sendo realizada na estação do Colégio Militar.

Horário

O horário preferido para o uso das bicicletas é o de 16h às 18h, com 28,28% de registro de retiradas, seguido pelo período de 18h às 20h (23,91%). Os dias da semana de maior utilização das bikes, em junho, foram as quintas, com 20%, seguido dos domingos, 19%, sextas (14%) e sábados (15%).

Meio não poluente

Com o Manôbike, que tem patrocínio local da Hapvida, a Prefeitura estimula a mobilidade e o transporte sustentável defendido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumentando o incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o Manôbike é uma tendência em outras capitais e traz exemplo de boas práticas urbanas para a cidade, quanto ao seu uso enquanto ferramenta para o trabalho, como modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos icônicos de Manaus.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário