Projeto de cultura e lazer leva idosos ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa

19
Foto: Divulgação/FDT

Mais um dia para recordar. Nesta sexta-feira (13), os idosos institucionalizados pela Prefeitura de Manaus visitaram o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, localizado na rua dos Barés, no centro histórico. O passeio foi realizado pela Fundação Municipal Doutor Thomas (FDT), por meio do projeto “Cultura, Turismo e Lazer”, e encantou os turistas da terceira idade.

“Estou muito feliz! Tive a oportunidade de conhecer o famoso Mercadão da cidade e aproveitar ao máximo. Adoro passeios como esse, onde posso fazer minhas compras, conhecer novos sabores, admirar a paisagem do rio Negro e registrar cada momento com os meus amigos. Sinto-me valorizada e realizada”, disse alegre Suely Gama, de 65 anos, residente há quatro anos da FDT.

Foto: Divulgação/FDT

A programação acontece uma vez por mês, onde os idosos passeiam em um ponto turístico de Manaus. As escolhas dos locais são feitas em reuniões realizadas com os próprios idosos. É feita uma divisão de acordo com o grau de locomoção de cada um, para que todos possam ter o maior aproveitamento dos passeios. Para os idosos de alta dependência, que não podem sair da instituição, foi montado um calendário diferenciado.

“Os passeios culturais são essências para a promoção da qualidade de vida, o projeto vem sendo realizado desde abril e já trouxe resultados positivos. O objetivo é despertar no idoso o interesse em conhecer novos lugares, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social para uma vida mais ativa”, disse a chefe de Divisão e Atenção ao Idoso da FDT, Michele Falcão.

Foto: Divulgação/FDT

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi oficialmente inaugurado em 1882, sendo revitalizado em 2013 pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, e é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais da cidade. Um lugar cheio de variedades para os visitantes.

Responsável por coordenar e avaliar a Política Municipal do Idoso, a Fundação Doutor Thomas trabalha de forma intensa para promover qualidade de vida aos idosos, com projetos culturais que visam à inclusão com a sociedade, resgate de sua autonomia e o direito de aproveitar o melhor da vida.

A diretora-presidente da Fundação, Martha Moutinho, destacou a importância dessas atividades na vida dos idosos institucionalizados. “Essas e outras atividades voltadas para os idosos, promovidas pela gestão do prefeito Arthur, vão muito além de fomentar a cultura. É importante destacar que, por meio de projetos como esse, os idosos têm a oportunidade de socializar e resgatar memórias, de forma a estabelecer laços de amizade estimulando a vida ativa”, finalizou.

Foto: Divulgação/FDT

Próximos passeios:

18/10 – Comunidade Indígena

29/11 – Povos da Amazônia

*Com informações da assessoria