Projeto de dança para idosos cadeirantes da FDT começa nesta terça-feira

Foto: Divulgação/FDT

A Prefeitura de Manaus promove o projeto Dança sobre rodas para a Terceira Idade, que terá início nesta terça-feira (13), para idosos cadeirantes do Programa Longa Permanência da Fundação Doutor Thomas (FDT).

Com o objetivo de promover a inclusão do idoso com deficiência e  ampliar as possibilidades de aprendizagem, contribuindo para construção da cidadania a partir das artes e trabalhando questões biopsicossociais, as aulas terão início nesta terça-feira (13) e vão até o dia 17 de setembro, durante as manhãs das terças e quintas-feiras, no horário das 9h30 às 11h, na Fundação Doutor Thomas, rua Dr. Thomas, 728, bairro Nossa Senhora das Graças.

As aulas estão sob a coordenação da Fundação Doutor Thomas (FDT) em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Marcelo Teixeira, 31, professor de Educação Física e Dança, explicou a importância que esse projeto tem para os idosos. “Desde o ano passado eu havia percebido a necessidade de fazer uma dança adaptada para idosos cadeirantes, me alegra muito em ter o suporte da FDT. Trabalho no Parque Municipal do Idoso ministrando oficinas, através da Espi/Semad, e tenho percebido o quanto a dança muda a vida dos idosos, ela ajuda no equilíbrio e flexibilidade, controle de ansiedade e combate ao estresse”, disse.

A turma será composta por 20 idosos residentes da Fundação Doutor Thomas, sendo 13 cadeirantes, sete em grau de independência e seis idosos usuários do Parque Municipal do Idoso (PMI). Ao final do curso, quem obter 80% de presença receberá certificado com carga horária de 15 horas.

Projeto

A dança em cadeira de rodas vem conquistando cada vez mais o seu espaço no meio social, através de manifestações artísticas, a mesma pode ser desfrutada em diferentes estilos, como dança de salão, ballet clássico, tango, valsa, entre outros, e os idosos terão a oportunidade de aprender e se encantar com alguns desses ritmos.

O projeto ofertado pela Espi/Semad atende a demanda da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, sinalizada no Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) para 2019.

Além dessa atividade, a Fundação Doutor Thomas, em parceria com a Espi/Semad, promove outros projetos para os idosos usuários do Parque Municipal do Idoso, como pilates para a terceira idade, dança de salão e a oficina ‘Exercitando a Memória’.

Cronograma de aulas

1ª – Benefícios da dança para Terceira Idade

2ª – Inclusão: A dança e suas possibilidades

3ª – Corpo e movimentos sobre rodas

4ª – Dançando e se divertindo através do lúdico

5ª – Musicalidade, ritmos e expressões

6ª – Brincadeiras e dinâmicas através da dança

7ª – Dança sobre rodas: passos básicos

8ª – Dança sobre rodas: iniciação coreográfica

9ª – Dança em casal: socialização e afeto

10ª – Respeitando limitações: criação de uma nova estética da dança

11ª – A dança de dentro para fora

12ª – Roda de conversa

13ª – Apresentação coreográfica do Grupo de cadeirantes

*Com informações da assessoria