Projeto de qualificação para pessoas com deficiência é lançado em Manaus

O projeto tem como premissa oferecer gratuitamente capacitação e qualificação para pessoas com baixa visão, visão monocular, surdez parcial e total e deficiências físicas- foto: divulgação/Seped

Para fomentar a qualificação técnica e a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o Centro de Saúde Ocupacional do Amazonas (CSO/AM) e o Ministério do Trabalho, lança o Projeto “Qualificar para Incluir”, que visa atender as pessoas com baixa visão, visão monocular, surdez parcial e total e deficiências físicas.

O projeto tem como premissa oferecer gratuitamente capacitação e qualificação para pessoas com deficiência, abrangendo inicialmente sete cursos. Os primeiros cursos a serem oferecidos serão: a) Libras para surdos com ênfase no mercado de trabalho; b) Língua Portuguesa no ambiente de trabalho – L2 para surdos; e c) Auxiliar administrativo para PCD; com o objetivo de desenvolver, capacitar e estimular as Pessoas com Deficiência que desejam retornar ou ingressar no mercado de trabalho. Os cursos terão início no primeiro semestre de 2018 e serão divididos em quatro módulos.

No primeiro módulo será ofertado o Curso de Língua Brasileira de Sinais com foco no mercado de trabalho, voltado às pessoas com deficiência auditiva e surdas.

Inscrições

As pessoas com deficiência auditiva ou surdas poderão realizar suas inscrições no atendimento presencial da Seped de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, basta apenas trazer cópias e originais dos seguintes documentos:

  • Laudo médico com o Cid da deficiência (atualizado e fornecido pelo SUS)
  • Comprovantes de Residência e Escolaridade
  • RG e CPF e comprovante de inscrição no CAD Único (Programas Sociais do Governo)

Nessa primeira fase, o curso irá atender apenas pessoas com deficiência auditiva e surda. Os módulos terão duração de duas semanas com aulas presenciais, totalizando 180 horas.

Aulas

As aulas irão acontecer na sede da CSO/AM, localizada na avenida General Rodrigo Otávio, 4.645, Japiim I, e serão divididas em duas turmas: das 14 às 17h e das 18 às 21h. Todo material didático será fornecido gratuitamente. As aulas terão inicio na semana que compreende os dias 15 a 19 de janeiro de 2018. Mais informações poderão ser obtidas por meio do telefone (92)3878-0499.

Com informações da assessoria