Cidades

Projeto ‘Ler dá onda’ começa a ser aplicado para os adolescentes do Dagmar Feitosa

O projeto “Ler dá onda”, desenvolvido pela professora Vânia Maria da Silva Araújo, da Escola Estadual Josefina de Mello, visa estimular o hábito de leitura dos internos- foto: divulgação/Sejusc
Redação
Postado por Redação

Como parte das comemorações pelos 27 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) lança mais um projeto para estimular o aprendizado dos adolescentes que cumprem medidas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa. O projeto “Ler dá onda”, desenvolvido pela professora Vânia Maria da Silva Araújo, da Escola Estadual Josefina de Mello, visa estimular o hábito de leitura dos internos.

O projeto de leitura faz parte da Metodologia Teens ao Máximo e está no leque de trabalhos que estão sendo feitos pelos professores que atuam no Dagmar Feitosa para atender às expectativas do projeto da Defensoria Pública, “Ensina-me a sonhar”, em parceria com a Sejusc, explica a professora Vânia Maria Araújo.

Obras literárias

Para aguçar ainda mais a paixão pela leitura, foram espalhados pelos corredores do centro socioeducativo, painéis com obras literárias diversas, em variados estilos, para “captar” a atenção dos adolescentes. Eles escolhem a obra que desejam ler e, como se estivessem embarcando numa viagem literária registram todas as suas impressões em um ‘Diário de Bordo’.

Protagonismo

O próprio título do projeto “Ler dá Onda” foi criado pelos adolescentes que foi inspirado na música “Deu onda”, sucesso do MC G15. Além disso, criaram layouts para representar o projeto com desenhos em grafite.

O escritor e poeta Tenório Telles foi convidado para uma roda de conversa com os adolescentes sobre a importância da leitura para o desenvolvimento das pessoas. “Leitura é conhecimento e conhecimento é o que rege o pensamento. Com o conhecimento você se fortalece”, explicou Tenório Telles.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário