Cidades Destaques Empregos

Projeto que capacita jovens de baixa renda para o mercado de trabalho inicia hoje (21)

O processo ocorrerá das 7h30 às 11h, na sede da Cidade Nova, na avenida Max Teixeira, 3551.
Redação
Postado por Redação

A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) realizará, na tarde desta quarta-feira (21), a abertura oficial do Projeto Gente Grande, que busca a prevenção da exploração do trabalho infantil e mendicância no Bairro da Colônia Antônio Aleixo. O evento será realizado às 16h no Auditório do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), localizado na rua Doutor Menandro Tapajós, Bairro Colônia Antônio Aleixo, ao lado do Hospital Geral Doutor Geraldo da Rocha.

O Projeto Gente Grande tem como objetivo proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos, durante o período de 18 meses, envolvendo 160 adolescentes, entre 13 e 15 anos, da Colônia Antônio Aleixo, buscando prepará-los para inserção no Programa Jovem Aprendiz. O projeto é uma iniciativa d’O Pequeno Nazareno, e em Manaus conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Como surgiu o Projeto

Em 2016 a equipe de abordagem de rua do OPN realizou relevantes intervenções buscando a emancipação e efetivação da cidadania das crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Manaus. O resultado desta ação gerou os dados estatísticos do CASRUA – Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, revelando que 75% das crianças e adolescentes abordados pelo OPN estão em situação de trabalho infantil e mais de 60% encontram-se no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.

Diante da gravidade do quadro de violação de direitos destas crianças e adolescentes vítimas da exploração do trabalho infantil e mendicância, isolamento social e total enfraquecimento ou rompimento dos vínculos familiares, a associação OPN idealizou a aplicação do Projeto Gente Grande nesta área de Manaus, buscando impactar positivamente a vida de adolescentes em situação de rua no Bairro Colônia Antonio Aleixo. O mesmo Projeto já existe em Fortaleza há 7 anos.

Parceria e ações do Projeto

A realização do Projeto Gente Grande foi possibilitada através de parceria com o Ministério Público do Trabalho, e assinatura do Termo de Recebimento e Compromisso de Destinação de Bens e Valores, com recursos e multas oriundas do descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta – TAC nº 36/2014.

As ações do Projeto prevêem o acompanhamento dos adolescentes durante oito meses, os quais participarão de atividades socioeducacionais, oficinas e cursos que promovam habilidades e atitudes para a valorização pessoal e profissional. A meta é suprir deficiências educacionais dos jovens de forma a habilitá-los a participarem de processo de seleção de aprendizes.

Ao final deste período de oito meses, os jovens serão encaminhados para o mercado de trabalho, através de parcerias com empresas que já desenvolvem ações do programa Jovem Aprendiz na cidade de Manaus.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário