Projetos da Aades beneficiaram mais de 90 mil pessoas em 2019

Foto: Reprodução

Em 2019, mais de 90 mil pessoas na capital e nos 61 municípios do interior do Amazonas foram beneficiadas pelas ações realizadas por meio dos projetos executados pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades). Com a missão de elaborar, implantar e gerenciar projetos voltados para o desenvolvimento de políticas econômicas e sociais, a Agência atua em parceria com órgãos e entidades na execução de projetos que englobam ações socioassistenciais, ambientais, desportivos e de produção rural.

No campo socioassistencial, sete projetos foram executados em parceria com as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Amazonprev e Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).

Mais de 1.400 famílias foram atendidas nas ações de inclusão social, estratégias administrativas, serviços de proteção básica, atividades pedagógicas, educação, profissionalização, dentre outras.

No campo ambiental, a Aades, juntamente com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), gerenciou projetos que resultaram em mais de 3.000 ações ambientais, de educação ambiental e atividades de formação técnica.

Vale destacar que, nas ações de combate a incêndios florestais, a Aades atingiu a meta de 100%, com a atuação direta na formação de brigadas, gerando resultados de grande impacto.

Outra área considerada de grande relevância, por assumir papel fundamental na solução de diversas problemáticas sociais, é o desporto. E, nesse campo, a Aades atuou em parceria com a extinta Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer e a atual Secretaria de Educação e Desporto, no atendimento a atletas de alto rendimento em diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Além disso, foram promovidas atividades físicas, de fisioterapia, massoterapia, medicina do esporte, psicologia, nutrição e odontologia.

Para o desenvolvimento do setor primário, a Aades executou projetos junto à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em composição com os órgãos vinculados Idam, Adaf e ADS, no 62 municípios do Amazonas, apoiando mais de 2 mil ações.

Em 2019, mais de 1,5 milhão de bovinos foram vacinados no projeto contra a febre aftosa. E mais de 2 mil agricultores e produtores rurais receberam atendimentos de assistência técnica e extensão rural.

Ao longo de 2019 foram realizados nove Processos Seletivos Simplificados (PSS) com o intuito de contratar profissionais para atuarem nesses projetos, que ainda estão em execução, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos na capital e no interior do Amazonas.

*Com informações da assessoria