Cidades Destaques Educação

Pronatec oferece mais de 500 mil vagas em cursos à distância

O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtiva- foto: Assessoria
Redação
Postado por Redação

Estão abertas mais de 500 mil vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade Educação à Distância (EAD), do Pronatec Oferta Voluntária. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros, destinada aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários dos programas federais de transferência de renda como o Programa Bolsa Família.

O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtiva.

Cursos

São mais de 80 cursos de formação continuada em áreas da construção civil, design, administração, saúde, segurança, ambiental, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos por instituições privadas de ensino profissional e técnico que se candidataram voluntariamente, ou seja, sem receber repasses do MEC.

De acordo com Helber Ferreira, gerente do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a prioridade do programa segue as recomendações do governo federal.

Pré-matrícula

As inscrições (pré-matrícula) já podem ser realizadas pelo site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro até o dia 18 de agosto. Para quem for cadastrado no CadÚnico e não tiver acesso à internet, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Semmasdh estarão fazendo as inscrições desse público prioritário.

Após a pré-matrícula, o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com endereço eletrônico para acesso a plataforma EAD por meio da internet. O candidato após fazer a pré-matrícula terá 7 (sete) dias para validar a inscrição na plataforma EAD indicada no comprovante.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário