Prosamim reúne parceiros para reforma dos parques urbanos

foto: Tiago Corrêa/UGPE

Manter espaços públicos urbanizados, iluminados, seguros, áreas de convívio social e para práticas esportivas. Com esse intuito, o Programa Social e ambiental dos igarapés de Manaus (Prosamim) convocou, nesta terça-feira (11), líderes comunitários e órgãos estaduais e municipais para falar sobre as reformas dos parques urbanos do programa e ações posteriores visando a manutenção desses espaços para que uso da população. A reunião, denominada “Amigos do Igarapé”, aconteceu no auditório da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), localizada na rua Jonathas Pedrosa, 659, Centro.

O relacionamento institucional com os órgãos estaduais, municipais, empresas parceiras e a participação da comunidade vem sendo mantido pelo Prosamim em toda a sua trajetória. O programa requer ação conjunta de órgãos das esferas municipais e estaduais desde os momentos iniciais das suas intervenções. E ainda, após a conclusão destas, órgãos, empresas e líderes comunitários seguem atuando junto ao programa na resolução de conflitos, oferecimentos de cursos e ações de cidadania.

A subcoordenadora do Social do Prosamim, Viviane Dutra, ressaltou que “o Prosamim é um programa gigante”. “Mas o tamanho do programa é a soma dos esforços de todos os envolvidos, do poder estadual ao municipal, comunitários e pessoas envolvidas desde a concepção dos projetos e estudos de levantamentos até a ocupação dos residenciais”, assinalou.

O subcoordenador do jurídico-institucional da UGPE, advogado Francisco Souza, salientou que o programa vem buscando, por meio de fortalecimentos institucionais, fortalecer a capacidade operacional das secretarias parceiras, dando condições e o aporte necessário para que elas atendam as áreas do programa.

Estiveram presentes no encontro a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Águas de Manaus, Amazonas Energia, Defesa Civil, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) e secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semaac), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Reformas

Atualmente, o Prosamim está requalificando sete espaços urbanos e seis residenciais, buscando ajustar problemas de infraestrutura, drenagem, microdrenagem e manutenções em geral.

As requalificações que contemplam os parques urbanos englobam serviços de pintura, troca de gradeamento das quadras poliesportivas, serviços de jardinagem, reforma e readequação dos quiosques, recuperação de guarda-corpo, troca de lâmpadas e postes de iluminação pública, substituição e instalação de playgrounds infantis, balanços, gangorras, equipamentos das academias ao ar livre, entre outros. As quadras de grama sintética e de areia foram revitalizadas, recebendo um novo gramado e substituição da areia.

Já as obras de manutenção dos parques residenciais vão receber serviços de manutenção na área de lazer, pintura e limpeza de canaleta de águas pluviais, paisagismo (plantio de grama), recuperação do sistema de drenagem e demolição e remoção das construções irregulares, bem como asfaltamento das vias e troca de lixeiras.

Com informações da assessoria