Qual a importância da Gestão Estratégica de Pessoas nas empresas?

Imagem de ar130405 por Pixabay

Fazer uma boa gestão de pessoas tem impacto direto nos resultados de uma empresa e, no longo prazo, pode ser essencial para determinar se essa empresa ainda estará no mercado.

Essa importância se dá pelo fato de o colaborador ser peça-chave dentro de uma empresa. Da mesma forma, saber gerir o time de forma estratégica pode trazer melhores resultados, tanto individuais quanto em grupo.

Por isso, aprender sobre o tema é essencial para se tornar um gestor capaz de extrair o melhor de sua equipe e construir uma cultura organizacional saudável, que motiva colaboradores a se dedicarem cada vez mais a encontrar as melhores soluções para um negócio.

Sabemos agora que a Gestão de Pessoas é importante, mas você já ouviu falar no termo Gestão Estratégica de Pessoas? Vamos conhecer mais sobre o assunto.

O que é a Gestão Estratégica de Pessoas?

A gestão estratégica de pessoas é basicamente a união entre a gestão de pessoas com os recursos humanos, de forma a aproveitar as melhores ferramentas de cada área para utilizar as características individuais de colaboradores em contribuição ao time.

Com isso, para se fazer uma boa gestão estratégica de pessoas é preciso ter habilidades interpessoais necessárias para que o gestor saiba identificar as particularidades de cada um por meio de uma conexão e relacionamento dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, ter o RH como alicerce na gestão de pessoas pode ajudar no desenvolvimento do colaborador como indivíduo que vai impactar diretamente no desempenho em grupo.

Neste contexto, o RH também será responsável pela seleção de talentos, desempenho comportamental e funcional, saúde e segurança no trabalho.

Enquanto isso, o setor de Gestão de Pessoas fica responsável pela lapidação do profissional e inserção de talentos em funções mais específicas, trabalhando no dia a dia para que ele consiga se desenvolver no cargo.

Portanto, com base nas informações acima podemos concluir que a Gestão Estratégica de Pessoas realmente busca os melhores resultados por meio do conhecimento de sua equipe e suas particularidades.

Fazer uma boa gestão de um time pode trazer bons resultados, mas a partir do momento em que essa gestão se torna estratégica, os resultados começam a ficar ainda mais proveitosos, visto que é possível extrair um melhor desempenho do indivíduo.

por Pixabay

Fatores importantes da Gestão Estratégica de Pessoas

Existem alguns fatores que podem ser importantes para se ter uma boa gestão de pessoas. Isso porque eles fazem a diferença e transformam este gerenciamento em algo mais estratégico e com melhores resultados.

Engajamento e retenção

Quando o assunto é gestão estratégica de pessoas, este é um dos fatores que mais deve melhorar em relação a gestão de um time. Sabemos como é fácil motivar e engajar aqueles que já estão no fluxo, mas e aqueles talentos que precisam de uma atenção especial?

O objetivo do engajamento e retenção na gestão estratégica de pessoas é buscar trabalhar as necessidades como indivíduo para que o engajamento no projeto seja maior, colocando particularidades para conviver e se desenvolver em equipe.

Desenvolvimento e aquisição de habilidades e competências

Quando o gestor está atento às necessidades da sua empresa para um projeto ele sai em busca de talentos capazes de contribuir no mesmo sentido. No entanto, essa deve ser uma busca constante de aquisição, desenvolvimento e remanejamento de talentos dentro do projeto.

Assim, é possível sempre aproveitar de forma estratégica as habilidades e competências que cada indivíduo consegue oferecer dentro do time, em contribuição com os outros e com o projeto.

Também é possível observar dentro de relacionamentos no grupo quais as melhores combinações de pessoas para determinada função.

Boa comunicação

Esse é um fator importante em qualquer tipo de gestão de pessoas, seja ela estratégica ou não. Todo gestor que quer obter melhores resultados com uma equipe deve ter a habilidade de se comunicar com clareza, efetividade e de forma leve.

Isso também inclui o espaço para feedback e abertura para que qualquer colaborador se sinta confortável para expressar sua opinião sobre o projeto, seja de interesse pessoal ou coletivo.

Desempenho

O desempenho é parte de uma manutenção que deve ser feita diariamente de modo a buscar melhores resultados dentro de uma empresa. A gestão estratégica ajuda a melhorar o desempenho, mas ele deve ser monitorado para que se saiba exatamente se a estratégia está realmente funcionando.

Liderança

Esse é um pilar importante também em qualquer tipo de gestão. Um gestor sem características de líder vai ter sérios problemas para motivar, desenvolver, engajar e orientar sua equipe durante o trabalho.

Desenvolvimento do trabalho em equipe

A cultura da empresa deve ser focada também em um bom trabalho em equipe. Isso deve ser discutido, reforçado e motivado a todo o tempo.

Houve um tempo em que colaboradores se tratavam por uma competição não saudável com o objetivo de crescer e conseguir altos cargos, mas hoje a falta de colaboração não é bem vista em nenhum projeto.

Remuneração e reconhecimento

Um bom gestor deve criar um bom plano de reconhecimento e remuneração variável para destacar os colaboradores que tiveram bom desempenho. Essa é uma forma de motivar e dar melhor perspectiva de crescimento ao time.

Imagem de Tumisu por Pixabay

Importância da Gestão Estratégica de Pessoas nas empresas

Uma gestão estratégica de pessoas tem melhor aproveitamento dentro de uma empresa, acelerando os processos e trazendo melhores resultados.

Sabemos que uma boa gestão de pessoas em si já é um grande diferencial, mas utilizar estratégias pode ser essencial para uma empresa crescer mais rápido. Mas você sabe o porquê das estratégias serem tão importantes?

Uma gestão de pessoas genérica vai ter um bom impacto, trazer motivação e organizar o time, mas pode ter uma retenção fraca e pouco engajamento. Saber lidar com as particularidades de cada um é o que vai fazer a diferença.

Por isso, aprender mais sobre as estratégias de gestão de pessoas vai ajudar o gestor a entender melhor o time, saber as potencialidades e necessidades de cada um e escolher o melhor para cada função, como em um jogo de trunfo.

Além disso, ter uma gestão estratégica ajuda a desenvolver melhor o profissional, não deixando ninguém em desvantagem, aproveitando o melhor de cada indivíduo e tirando da equipe somente aqueles que não estiverem dispostos a trabalhar no projeto.

Veja o que melhora com uma boa gestão estratégica de pessoas:

  • Maior retenção de talentos
  • Maior engajamento da equipe
  • Melhores resultados individuais
  • Melhores resultados em grupo
  • Melhor aproveitamento de habilidades e competências
  • Desenvolvimento contínuo acelerado

Conclusão

Ter conhecimento de gestão de pessoas é essencial para uma empresa desenvolver o seu time ao longo do tempo. Fazer isso de maneira estratégica pode mudar o jogo, já que serão melhores os aproveitamentos de habilidades e competências, dando atenção ao indivíduo e ao seu papel dentro de um time.

Para ser um bom gestor estratégico, também é necessário ter apoio contínuo de uma excelente equipe de RH e uma empresa que não poupe esforços para montar esse time.

A área de recursos humanos faz muito mais do que contratar e demitir, sendo responsável por criar uma boa cultura organizacional que será seguida por todos dentro da empresa.

Portanto, é importante dar atenção à gestão de pessoas de forma estratégica para obter melhores resultados internos capazes de criar um grande diferencial competitivo no mercado.

Gostou de saber mais sobre a gestão estratégica de pessoas? Como você acha que os gestores próximos de você são capazes de utilizar isso dentro de suas funções? Deixe o seu comentário e nos conte o que pensa sobre isso.