Recriar a Secretaria de Esportes e apoiar artistas são propostas de Amazonino Mendes

Foto: Aguilar Abecassis

O candidato a prefeito de Manaus pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, disse a lideranças do esporte e da cultura, em videoconferência neste sábado (24), que está disposto a fazer uma grande revolução nessas duas áreas, caso eleito. Amazonino (PODEMOS) vai recriar a Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer e pretende atuar na área cultural, com apoio aos artistas, para minimizar os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

O candidato mostrou preocupação com a crise gerada pela pandemia, que deixou os artistas sem trabalho, sem renda. Disse que o setor precisa ser visto como parte importante da economia da cidade e receber o apoio necessário para que possa crescer e se desenvolver.

Na videoconferência, Amazonino apresentou as suas propostas para as duas áreas e conversou sobre os problemas que enfrentam. “Ter uma cidade melhor não é só ter ruas melhores, equipamentos comunitários funcionando. É preciso ter atenção à cultura. E uma cidade sem esporte é uma cidade sem alma, inerte. Não é o que queremos”, afirmou.

Sobre o esporte, ele comentou que todas as vezes que passou pela administração, sobretudo municipal, deu muita força para a área. “Eu acredito no esporte. Vamos fazer Manaus vibrar com esporte, criar meios e condições técnicas para fomentar essas atividades”, declarou, anunciando a ampliação do Programa Bolsa Atleta e a implantação de projeto para construção e requalificação de campos de futebol, quadras de esportes e áreas de lazer nos bairros e comunidades rurais. Amazonino também vai fortalecer os campeonatos interbairros, nas diversas modalidades esportivas de massa, e modernizar as mini Vilas Olímpicas.

Já na área cultural, ele disse que vai criar o projeto Arte Itinerante, descentralizando as atividades artísticas e culturais para bairros e comunidade rurais; promover o Festival Municipal de Música e de Dança, para estimular os talentos artísticos locais; recuperar os parques municipais, ofertando serviços culturais e espetáculos a população; implementar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, desburocratizando e ampliando o acesso aos profissionais da área, entre outras iniciativas.

Ele enfatizou que sua gestão será parceira dos profissionais que atuam na área e incentivará o desenvolvimento do setor na capital. “A pandemia foi um desastre terrível, sobretudo para o artista. Nossa obrigação é ajudá-lo, pois um povo sem cultura não existe. O nosso compromisso com a cultura é claro. Em todas as minhas gestões fizemos um trabalho profícuo no setor. Incentivamos e demos alma ao folclore do Amazonas, por exemplo, não somente criando o Bumbódromo, mas tornando a festa conhecida internacionalmente”, destacou.

Presente na videoconferência, o artista Michel Guerreiro parabenizou o ex-governador Amazonino Mendes pelo legado deixado na cultura. “Só temos a agradecer. Em sua última passagem na Prefeitura, lançou a Virada Cultural e abriu o Café Teatro Les Artistes, único espaço cultural do centro da cidade”, enumerou.

O candidato a vice de Amazonino, deputado estadual Wilker Barreto (PODEMOS), salientou que a gestão do ex-governador olha o artista e o desportista como vetores econômicos de uma comunidade.

“O Amazonino tem uma história com esporte e cultura. É preciso enxergá-las como fontes de renda e geração de emprego. Vocês sustentam de forma direta e indireta muitas famílias. E a Prefeitura tem que assumir o papel de apoiar esses projetos”, frisou.

Apoio às famílias

Na noite da sexta-feira (23), também por videoconferência, Amazonino Mendes destacou aos moradores do bairro Mauazinho, zona Leste, que a Prefeitura precisa apoiar as famílias duramente afetadas pela pandemia de coronavírus.

“Estou convencido que a coisa mais importante que um prefeito pode fazer, hoje, é cuidar sobretudo das pessoas e famílias, porque o sofrimento está grande, sem limites. A coisa já estava ruim, veio a pandemia e ficou pior. A situação é crítica e precisamos cada vez mais de atenção para as famílias e nós vamos fazer”, disse aos moradores do Mauazinho.

Redes Sociais

Para acompanhar o candidato Amazonino Mendes nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).

As informações são da assessoria