Reeducandos do Ipat concluem Curso de Serigrafia

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta sexta-feira (16), a cerimônia de encerramento do Curso de Serigrafia do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP), da empresa cogestora RH Multi.

O curso começou no início de setembro, contabilizando uma carga horária de 120 horas. Dezenove reeducandos puderam aprender sobre as técnicas de serigrafia manual, automatizada e expansão da serigrafia para área de sublimação, entre outros. Dessa turma, cinco internos irão seguir com os trabalhos diários na sala de serigrafia do local, onde ficarão responsáveis pela identificação de toda a rouparia e enxoval.

O secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, esteve no evento. Orgulhoso, ele parabenizou os internos e todos os envolvidos na realização do curso. “Tenho o prazer de presenciar a formatura dos senhores. Desde o início da nossa gestão tivemos a visão da ressocialização e poder mostrar a todos, tanto internos, como familiares, e à população em geral que a mudança é possível é satisfatório”, disse ele.

Os familiares dos reeducandos também estavam presentes na ocasião, onde puderam entregar o certificado nas mãos do seu ente. Carla* (nome fictício) foi uma das esposas que não conteve a emoção durante o evento. “Sou grata à Seap por estar dando uma oportunidade para eles mudarem de vida”, revelou ela.

Para o interno José* (nome fictício), o curso de serigrafia irá ajudá-lo a realizar muitos objetivos. “Nosso ideal é sair daqui profissionalizado, com estudo, trabalhando para sustentar nossas famílias e esquecer o mundo do crime. Acredito que estamos no caminho certo”.

Na cerimônia foi celebrada ainda a inclusão de 23 apenados da unidade no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. Com a novidade, o Ipat conta agora com um total de 164 internos trabalhadores. A expectativa é aumentar esse número ainda mais.

As informações são da assessoria