Reinserção de idosos no mercado de trabalho é proposta na CMM

Foto: Luisa Purchio

Dados do Ministério da Saúde revelam que 29,3 milhões de brasileiros são idosos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 apontou que, pessoas com 65 anos já representam mais de 10% da população brasileira e, até 2060, os idosos devem ser 25,5% do total. Esse contexto reforça a necessidade de ações destinadas a esse público.

O Projeto de Lei (PL) do deputado Felipe Souza (Patriota), destaca a implementação de políticas públicas voltadas a reinserção do idoso no mercado de trabalho. Dentre as ações propostas no texto do projeto, estão: a capacitação, reciclagem, requalificação profissional e a oferta de alternativas ocupacionais que permita ao idoso continuar sendo parte da estrutura social e participando efetivamente dela.

“Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma importante etapa da vida do homem. Com o aumento da longevidade, as pessoas querem continuar sendo ativas, fazendo parte do processo produtivo, colaborando de alguma forma. Portanto, nada melhor e mais humano que trazer de volta esses idosos, que tanta experiência carregam, ao mercado de trabalho, dando-lhes a rica oportunidade de se manterem úteis, necessários, complementando-lhes a renda, é uma questão de dignidade. É importante compreender, o envelhecimento não significa improdutividade e dependência”, destacou o parlamentar.

O Projeto de Lei segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

(*) Com informações da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)