Mais de 100 representantes dos festivais folclóricos que acontecem nos bairros de Manaus participaram de uma reunião, na tarde da última terça-feira (12), com a diretoria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) para tratar sobre o edital de apoio aos festivais nos bairros lançado pela Prefeitura de Manaus, no dia (11).

Nesta edição, o edital nº 003/2019, que destina apoio de palco, som, iluminação, banheiro químico, tablados e equipamentos similares contemplará até 110 festivais folclóricos, quermesses e arraiais. A reunião aconteceu no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, e contou com a presença do diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, que apresentou o edital e esclareceu dúvidas sobre as propostas.

“A gente colhe frutos de uma política pública, instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que dispõe de fomentos à cultura e garante recursos para eventos como estes. Hoje é uma etapa importante, onde lançamos o edital que apoiará essas manifestações da tradição folclórica de Manaus, buscando a valorização dos momentos de cultura nos bairros da cidade com a realização dos festivais folclóricos em todas as zonas”, destacou Monteiro de Paula.

Há dois anos a frente da coordenação da Associação dos Moradores do Aleixo (AMA), Mauro Sérgio, compareceu à reunião, apresentou sugestões e esclareceu dúvidas.

“Acho muito importante essa etapa, pois demonstra a atenção que a organização tem com quem vai participar do edital. Um festival com essa estrutura, não ganha só a associação, ganha toda a comunidade e as adjacências”, pontuou o presidente do AMA.

Edital

O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), de segunda-feira, 11/3, e pode ser consultado também no portal Viva Manaus, pelo link https://vivamanaus.com/edital-de-apoio-a-festivais-folcloricos-nos-bairros-2019.