Resultado individual do Enem já está disponível para consulta

O candidato pode verificar as notas por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode verificar o resultado por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo da prova.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Inep. Para acessar, o candidato deve usar número do CPF e senha.

Mais de 4 milhões de pessoas fizeram o último exame e, agora, poderão usar o resultado para escolher uma instituição de ensino superior brasileira ou de outros países.

Quem tiver perdido a senha para acessar a Página do Estudante pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Inep;
  • Responda ao desafio de figuras solicitado no campo;
  • Insira seu CPF;
  • Clique em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela;
  • Clique em “enviar senha”;
  • Aguarde uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado;
  • Assim que tiver a nova senha, digite-a no sistema para conferir seu resultado.

Caso não encontre a senha na caixa de entrada do e-mail, aguarde uns minutos ou procure na caixa de spam. Se o candidato não tiver mais acesso ao e-mail cadastrado poderá alterá-lo. Será preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação. Caso precise informar um novo endereço eletrônico, clique em “alterar e-mail”.

Qualquer outra dúvida ou dificuldade para acessar a senha pode ser tratada diretamente com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC) por meio do número 0800 61 6161.

Onde usar a nota?
Com a nota do Enem, os estudantes poderão buscar vagas para ingressar no ensino superior público do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do ingresso direto nas instituições.

Além das instituições nacionais, o candidato tem a chance de estudar no exterior. De acordo com a Universidade do Intercâmbio, empresa especializada em mentorias para pessoas que querem estudar fora, Portugal é um dos destinos com maior chance para os brasileiros. Por lá, são 42 universidades que aceitam a nota do Enem.

Fonte: Metrópoles