RS já tem registro de neve na tarde desta quinta (20)

Foto: Tiago Martins / Arquivo Pessoal

A neve chegou ao Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (20). Em Gramado, o fenômeno ocorreu simultaneamente com chuva congelada, confirmou a Somar Meteorologia. Outra duas cidades gaúchas registraram queda de chuva congelada nesta quinta-feira (20). Com informações do G1.

O fenômeno foi relatado nos municípios de São Francisco de Paula e Pinheiro Machado, e confirmado pela Somar Meteorologia. Também houve chuva congelada em Nova Petrópolis.

A chuva congelada, ou sleet, é quando os flocos de neve descem das nuvens numa região que está fria e caem em um local quente. Com isso, a neve derrete dentro de uma gota, e logo passa por uma espessa área fria do ar. Isso causa um novo resfriamento, resultando em gotas de chuva congelada ou pequenos gelos granulares.

A previsão é que as serras gaúcha e catarinense registrem queda de neve. Municípios como Cambará do Sul, Vacaria, São José dos Ausentes e Bom Jesus podem ser afetados. Na sexta-feira (21), todo o Rio Grande do Sul deve registrar as temperaturas mais baixas da semana, com mínimas entre 0°C e 2°C na maior parte do Estado.