Cidades Destaques

Saúde liderou busca por serviços no Barco PAI ‘Todos pela Vida I’ na calha do Juruá



Na área de saúde, a área de odontologia foi a mais buscada- Foto: Ismael Neves/FPS
Redação
Postado por Redação

Os serviços na área de saúde foram os mais buscados durante a expedição do Barco PAI “Todos pela Vida I” nos municípios da calha do Juruá. Dos 112,6 mil atendimentos realizados, 32 mil foram na área médica. Consultas com clínicos gerais, tratamentos odontológicos, consultas oftalmológicas e exames especializados chegaram aos sete municípios e 23 comunidades ribeirinhas e indígenas, com a implantação de métodos pioneiros como a Citologia em Meio Líquido, exame preventivo mais eficiente na detecção de lesões pré-cancerosas no colo uterino.

Investimento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a embarcação é comandada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e voltou para Manaus nesta segunda-feira, 17 de julho, após quatro meses de expedição pelo Juruá. Ao todo, mais de 28 mil pessoas foram atendidas em mais de 30 tipos de serviços. Emissão de documentos, atendimentos jurídicos e previdenciários também foram oferecidos à população.

Odontologia

Na área de saúde, a área de odontologia foi a mais buscada. No barco, a população pode fazer higiene bucal, extração e restauração. Na oftalmologia, além dos exames de vista, houve a doação de 893 óculos, teste olhinho em crianças e o agendamento de 1,8 mil óculos para bifocais para entrega posterior.

Serviços inéditos

Ultrassonografia e a Citologia em Meio Líquido foram serviços inéditos na embarcação. Preventivo mais eficaz na identificação de lesões que podem levar ao câncer no colo do útero, a Citologia foi realizada em 2,9 mil mulheres da região. Nos casos em que a doença for identificada, o tratamento poderá ser feito na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), em Manaus.

Além do Juruá, os serviços itinerantes estão acontecendo na calha do Purus com o Barco “Todos pela Vida II”. A embarcação está na cidade de Beruri. Um terceiro barco está em fase final de revitalização para seguir em atendimento na calha do Alto Solimões.

Atendimento Social

Entre os novos serviços incorporados no Barco PAI ‘Todos pela Vida’ está a doação de cadeiras de roda. A iniciativa é coordenada pelo FPS e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Além das cadeiras, houve a doação de bengalas, muletas e kits sociais após uma busca ativa realizada nos municípios. No Juruá, foram entregues 240 equipamentos.

Na área de saúde, serviços inéditos estão sendo oferecidos. O barco conta com a Citologia em Meio Líquido, exame preventivo para mulheres mais moderno e preciso no diagnóstico de lesões pré-cancerosas no colo do útero, a entrega de mosquiteiros impregnados de inseticida para o combate à malária e a doação de cadeiras de roda, muletas, bengalas e kits dormitórios para pessoas com deficiência.

Consultas com médicos, dentistas e oftalmologistas – com a entrega posterior dos óculos feitos sob medida, exames de ultrassonografia, transvaginal e a manutenção de uma farmácia para a entrega de remédios à população.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário

error: COPIAR SEM DAR CRÉDITO É CRIME!