Seap recebe doação de mais de 30 mil máscaras do Departamento Penitenciário Nacional

SEAP
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Para auxiliar no combate ao novo coronavírus, chegou à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), nesta semana, a doação de 30.850 máscaras do tipo ninja, procedentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As máscaras serão distribuídas para todas as unidades prisionais do Amazonas, sendo sete na capital, mais o Centro de Recebimento e Triagem (CRT) e a Enfermaria Psiquiátrica, localizados no Km 08, da BR-174 (Manaus-Boa Vista). No interior, são oito unidades nos municípios de Coari, Humaitá, Maués, Parintins, Tefé, Tabatinga e duas unidades em Itacoatiara.

O diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel, deixou registrado que o Amazonas foi um dos primeiros estados a entrar na lista de doações.

“Desde março, o Depen intensificou o apoio às unidades federativas, em ações conjuntas com o Ministério da Saúde. O Amazonas foi um dos primeiros estados a receber as doações. Demos prioridade a esse apoio, principalmente diante da pandemia em que todo o mundo está voltado para o combate à doença e gestão dessa crise. Importante todos estarem unidos com o objetivo de amenizar os danos no sistema prisional”, salientou Sandro Abel.

As máscaras são Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19. Este item tem sido intensamente utilizado pela população em geral, o que tem ocasionado inclusive escassez mercado, o que eleva o valor desse auxílio para o sistema prisional do Estado.

“Essa doação para o sistema prisional ocorre em momento oportuno e reforça as ações de prevenção por parte dos profissionais e apenados do grupo de risco do sistema carcerário do Amazonas. O uso de máscaras de proteção se tornou uma medida importante no combate ao novo coronavírus, pois diminui as chances de contágio”, declarou a coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho.

Com informações do Governo