SEC oferece oficinas artísticas em Colônia de Férias da Sejel

(Foto: Tácio Melo)

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está oferecendo cursos de pintura facial, capoeira, dança de rua, dobradura de papel e hip-hop durante a primeira Colônia de Férias da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que iniciou no último dia 8 de janeiro e acontece até dia 20, com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade.

Além das atividades culturais e das esportivas – aulas de handebol, voleibol, futsal, basquete, badminton, dama, aulas de ritmo, atletismo e tênis de mesa –, oficinas tecnológicas também estão sendo oferecidas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

As 800 vagas gratuitas para os variados cursos foram preenchidas. As atividades da colônia estão divididas por faixa etária, com turmas para crianças de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 e 17 anos, com horários matutinos (das 7h30 às 11h30) e vespertinos (das 13h30 às 17h30).

De acordo com Graça Anselmo, gerente de projetos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que atua na Colônia de Férias, os cursos foram sugeridos pelo secretário de Cultura Denilson Novo, com o intuito de promover a identificação das crianças com as aulas.

“Estes são os cursos que mais causam identificação por parte das crianças e dos adolescentes e nada mais justo que eles façam o que gostam durante as férias também”, disse Graça.

A abertura do evento, que aconteceu na noite da última segunda-feira (8), contou com apresentações de grupos hip-hop e capoeira.

Na manhã de ontem (9), o curso de dobradura de papel começou a ser ministrado a crianças de 7 a 9 anos. Ao longo das próximas semanas os demais cursos e o “Projeto Mania de Ler” serão implantados na colônia de férias.