Cidades

Secretarias de Comunicação oficializam Fórum para articular ações conjuntas na Amazônia

O desenvolvimento da Amazônia Legal também passa por uma política de comunicação voltada para as potencialidades da nossa região-foto: Bruno Zanardo/Secom
Redação
Postado por Redação

Foi formalizada nesta terça-feira (21), em Brasília, a criação do Fórum Permanente das Secretarias de Comunicação dos Estados da Amazônia Legal. O grupo de comunicadores foi idealizado durante o 13º Encontro de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Macapá (AP), no início do ano. Por aclamação, foi definido que a coordenação neste primeiro ano ficará com secretário de Comunicação do Pará, Daniel Nardin, a vice-coordenação com Andréa Zílio, do Acre e a secretaria-executiva com Amaral Augusto, do Amazonas. O reunião aconteceu na sede da representação do Governo do Estado, na capital federal.

Também participaram da reunião de trabalho os secretários de comunicação do Tocantins, Kenia Borges, e de Roraima, Gustavo Abreu. Os outros secretários que compõem o grupo também aprovaram o Estatuto e a escolha da primeira coordenação. A intenção do Fórum é realizar ações de promoção da Amazônia em conjunto, além de desenvolver novas formas de gestão e governança da comunicação.

Para a vice-coordenadora do Fórum, Andréa Zílio, compartilhar é essencial para que os estados agreguem ao trabalho um do outro, promovendo ações integradas que mostrem o potencial da Amazônia, suas transformações sociais, econômicas e ambientais.

O desenvolvimento da Amazônia Legal também passa por uma política de comunicação voltada para as potencialidades da nossa região. É nisso que aposta o secretário do Fórum, Amaral Augusto. “O Brasil precisa pensar a Amazônia de forma estratégica e a maneira como os estados pensam a comunicação pode diminuir as distâncias entre eles e o restante do país. Integrar as ações é garantir mais efetividade e potencial prático, além de garantir um intercâmbio muito importante de resultados”, ressaltou Amaral.

Amazônia em pauta

Nesta quarta-feira (22), os representantes do Fórum estarão reunidos, em conjunto com os secretários de Turismo dos Estados, em nova reunião no Ministério do Turismo, em Brasília, para o primeiro desdobramento de uma audiência realizada há cerca de um mês, com o ministro Marx Beltrão, quando solicitaram a realização de uma campanha de divulgação e promoção nacional e internacional do turismo na Amazônia, à semelhança do que foi feito recentemente para o Nordeste pelo Governo Federal. Posteriormente, o Fórum deverá realizar um novo encontro já em maio, durante o próximo Encontro de Governadores, quando definirá o Plano de Trabalho para o restante de 2017.

Outra ideia validada pelos secretários e que deverá ser implantada é a criação de uma Agência de Notícias da Amazônia, reunindo informações que acabam tendo interesse para quem procura dados sobre a região, assim como realizar seminários e treinamentos para os profissionais e estudantes de comunicação nos Estados da Amazônia.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário