Segurança pública do AM acompanha abertura do primeiro turno

Foto: Tabajara Moreno/SSP-AM

Na manhã deste domingo (15), por volta das 5h45, o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, ativou o Sistema Integrado de Segurança Pública que vai acompanhar o pleito eleitoral deste domingo em todo o estado. Em reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, zona sul, representantes dos órgãos de segurança acompanharam a abertura da votação.

Além do titular da SSP, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, participou da reunião, que contou com a presença de representantes de órgãos estaduais, municipais e federais envolvidos na Operação Eleições 2020. Mais de 4,2 agentes de segurança pública, em regime extra de trabalho, estão reforçando a segurança nas ruas de todo o estado.

De acordo com Bonates, todas as delegacias de Polícia da capital estão abertas para atendimento de plantão, de 8h às 17h. Cerca de 200 câmeras de monitoramento nas principais escolas estaduais e municipais estão sendo compartilhadas em tempo real com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), para o acompanhamento do pleito.

O secretário de segurança também reuniu com a delegada-geral de Polícia Civil, Emília Ferraz, para os últimos ajustes do trabalho do órgão no dia de hoje. A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, será a base de atendimento para procedimentos eleitorais, tais como registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), correspondentes a crimes de menor potencial ofensivo (contravenções penais e delitos com pena de até dois anos).

Encaminhados a DERCC, a autoridade policial irá determinar a lavratura do TCO, com a liberação do autor em seguida, desde que este assuma o compromisso de comparecer ao Juiz Eleitoral. As prisões em flagrante serão encaminhadas para a Polícia Federal (PF).

As informações são da assessoria.