Sejusc e LBV entregam 600 kits de higiene para públicos em vulnerabilidade social em Manacapuru

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou, nesta sexta-feira (29), 600 kits de higiene e limpeza para pessoas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em Manacapuru, município distante 70 quilômetros de Manaus. Todos os produtos foram direcionados para grupos em situação de vulnerabilidade social.

s

As doações são oriundas da Legião da Boa Vontade (LBV-Manaus), que desenvolveu a campanha SOS Manaus. Os kits foram recebidos pela Sejusc, na última quinta-feira (28/01), e são destinados para famílias de crianças, adolescentes, idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs).

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, os produtos irão ajudar a população que mais precisa no combate e na prevenção ao novo coronavírus.

“A prevenção da Covid hoje é muito importante. O que a LBV entregou para a Sejusc, e que estamos entregando aqui em Manacapuru, são justamente os kits de higiene, com água sanitária, sabão em barra, sabonete, álcool e máscara para que as pessoas possam fazer a prevenção. É o kit de sobrevivência no combate à Covid”, disse a secretária.

A gestora administrativa e social da LBV Manaus, Elisene Santos, destacou que a campanha desenvolvida pela instituição fortaleceu a corrente de solidariedade. “A Covid-19 vem e atinge a todos, mas, de certa forma, impacta mais as pessoas em situação de pobreza, vulnerabilidade e os idosos. Então por que não destinar parte dessas doações para Manacapuru? Estaremos fazendo encaminhamentos para outros municípios, mas hoje, junto com a Sejusc, que está providenciado esta logística, foi muito interessante, porque veio ao encontro daquilo que também já é feito pela secretaria junto aos idosos e os mais vulneráveis”, disse.

Atendidos

Os kits foram entregues para instituições que realizarão a distribuição junto aos públicos vulneráveis do município. São elas: Acolhimento Bia, Casa Esperança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Assoc. dos Cidadãos Especiais de Manacapuru, Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Flor Matizada e Prefeitura de Manacapuru, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Convivência do Idoso Eliza Queiroz Maciel.

O secretário municipal de Assistência Social de Manacapuru, Rosinaldo Moura, agradeceu pela preocupação com o município. “A importância é que, com a vinda desses kits, nos ajudará a assistir os idosos e as crianças que são cadastradas nos nossos equipamentos. Na oportunidade, quero aproveitar para agradecer o Governo do Estado, agradecer a secretária Mirtes Salles e Edmara Castro [secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc] pela parceria”, afirmou.

A coordenadora da Casa Esperança, Ivanita Caldeira, que atua com crianças, frisou que a higiene básica é uma das armas contra a proliferação do novo coronavírus. “Sabemos que nessa pandemia que estamos enfrentando, a higiene é o básico que podemos fazer para recuperar nossa saúde, a saúde pública, social e mental. Então agradeçamos ao Governo do Estado por se preocupar conosco, com nossas crianças e instituição. Muito obrigada por essa parceria, por esses produtos que chegaram em uma boa hora”.

Além das instituições, 5 famílias receberam as doações dos kits que contam com 2 litros de água sanitária, 1kg de sabão em barra, 1 frasco de álcool em gel 70%, 3 sabonetes e 3 máscaras de proteção.

Com informações da assessoria