Seleção Amazonense Infantil e Juvenil empata com GAS-RR no desafio AM x Roraima

A temporada 2016 do futebol de base do Amazonas encerrou na manhã desta quarta-feira, dia 28, no CT Barbosa Filho, com o desafio Amazonas- Roraima. Com o objetivo dar experiência para os jogadores das categorias Infantil e Juvenil, a disputa amistosa reuniu as equipes do Nacional, Grêmio Atlético Sampaio (GAS) de Roraima, Seleção Amazonense Infantil e Seleção da Copa dos Campeões Cidade de Manaus Sub-17. O torneio contou com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Em dois dias de jogos amistosos, as equipes mostraram vontade e muita entrega em campo. No primeiro jogo, na tarde da chuvosa terça-feira, dia 27, o Nacional venceu o GAS por 2 a 1. No primeiro jogo da manhã desta quarta-feira, a Seleção Amazonense Infantil empatou com o GAS em 1 a 1. Fechando a competição, a Seleção do Amazonas empatou com o time juvenil do GAS em 0 a 0.

“Esse amistoso que busca valorizar as categorias de base da região Norte, para que assim elas possam ter mais oportunidade, é uma espécie de vitrine. Nós fizemos a seleção do campeonato Infantil e pegamos jogadores do Sul América, Cliper, Holanda, Fast e Nacional para essa disputa contra o GAS, que é uma das principais equipes da base do futebol roraimense. Com esse intercâmbio, acredito que o futebol da nossa base cresça cada vez mais”, declarou o organizador do evento e presidente da Liga Regional Desportiva da Amazônia (Lirdam), Júnior Mendes.

Fotos: ANDERSON SILVA/SEJEL

Com o mesmo foco da equipe amazonense, o GAS é formado por jogadores da categoria infantil e juvenil e busca manter o time com ritmo de jogo para as disputas do próximo ano.

“É uma preparação para os campeonatos do próximo ano. Temos atletas que vão jogar no Rio, São Paulo, Paraná e com certeza vão com mais experiência. É muito importante essa troca de experiência e lá (em Roraima) temos uma forma de trabalhar e aqui em Manaus é outra. É muito válido esses amistosos”, destacou o treinador infantil, Rogério Tradição.

Hospedados na Vila

Com uma delegação formada por 24 jogadores, além da comissão técnica, o GAS foi convidado para a disputa por ter se destacado no Estado vizinho. Os atletas viajaram por mais de 10 horas de ônibus até Manaus e estão hospedados no Hotel da Vila Olímpica, no Dom Pedro.

Melhores do Ano

Pela primeira vez, a Lirdam realizou a entrega dos certificados dos melhores do ano do esporte amador. Mais de 10 categorias foram premiadas, como o melhor campeonato comunitário, treinador revelação e melhor escolinha de futebol da região Norte.

Fotos: ANDERSON SILVA/SEJEL

“Temos um ano de existência, organizando e apoiando várias competições. Temos por objetivo valorizar e apoiar o futebol amador do Amazonas e do Norte. Essa premiação é para horar as pessoas que trabalham com o futebol e tiram muitos desses jovens das ruas e das drogas”, destacou Júnior.