Semana Lixo Zero Manaus será realizada este mês com mais de 30 atividades

foto: divulgação

A Semana Lixo Zero Manaus será realizada no período de 23 a 31 deste mês, com uma programação que está sendo organizada de forma coletiva, para ressaltar as boas práticas executadas no estado e colocar em discussão os problemas que persistem relacionados ao tema. A promoção é do Instituto Lixo Zero Manaus.

A entidade receberá, até o próximo dia 15, inscrições de empresas, organizações não-governamentais (Ongs), pessoas físicas e ligadas a iniciativas sustentáveis e empreendedores sociais, para apresentação de ações durante evento.

Os interessados podem submeter propostas de palestras, fóruns, oficinas, lançamentos de tecnologias ligadas à área, mutirões de limpeza, entre outras ações. A meta, conforme explica o embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) no Amazonas, o biólogo Daniel Santos, é que sejam realizadas mais de 30 atividades durante o evento.

As propostas devem ser enviadas através do link disponibilizado no Instagram @manaus_lixo_zero. Além de submeter uma atividade é possível participar do evento como voluntário, dando suporte para a realização das ações.

A Semana Lixo Zero propõe uma reflexão de toda a sociedade sobre o impacto dos resíduos gerados ao meio ambiente e de que forma as pessoas e empresas podem contribuir e atuar para o mudar esse cenário.

Daniel Santos, que também é diretor da Damata Consultoria, empresa credenciada ao ILZB, explica que a Semana Lixo Zero foi instituída no calendário oficial do município, através da Lei n° 2111/2016. Essa, segundo ele, será a primeira vez que o evento acontece na cidade. “A ideia é ter a participação da sociedade e que desses debates saiam soluções e, principalmente, uma mudança de postura de todos no que diz respeito à destinação dos resíduos sólidos”, destacou.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Representa, no Brasil, a Zero Wast Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

Daniel Santos ressalta que as organizações credenciadas ao ILZB têm como objetivo comum a articulação pela mudança nos padrões de produção e consumo, tendo como meta a eliminação do lixo.

Com informações da assessoria