Semsa intensifica ações de prevenção às ISTs/Aids no Carnaval 2018

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai atuar em 100 eventos de carnaval com ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação da campanha inclui a disponibilização de aproximadamente 500 mil unidades de preservativos masculinos e 150 mil preservativos femininos, além de 150 mil saches de gel lubrificante. O material será distribuído por equipes de profissionais de 134 Unidades de Saúde durante eventos como ensaios, apresentação e desfiles de bandas, blocos e escolas de samba.

A distribuição do material, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, será feita com abordagem da população para orientação do uso adequado e sobre a importância dos preservativos como medida de proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis.

“O período de carnaval é uma oportunidade de massificar as informações sobre a transmissão e prevenção das ISTs, principalmente no caso de sífilis, das hepatites virais e da infecção pelo HIV. São doenças graves e que podem ser evitadas com o uso de preservativos durante as relações sexuais”, informa Magaldi, além de salientar que a Prefeitura de Manaus disponibiliza preservativos de forma gratuita nas Unidades de Saúde ao longo do ano.

A campanha de prevenção vai envolver pelo menos 1.200 servidores de 134 Unidades de Saúde, tendo o apoio dos Distritos de Saúde (Disas) Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural. O trabalho terá ainda a participação de 50 membros de Organizações da Sociedade Civil filiadas ao Fórum OSC IST/HIV/Aids/TB do Amazonas, que estarão envolvidos nas  ações de abordagem para orientações à população em bandas como Bica e Difusora (3/2), Boulevard (4/2), MD Bar (Viver Melhor 2I – 11/2), Banda de Aniversário do Viver Melhor 2 (12/2) e Banda do Galo de Manaus (13/2).

Neste domingo, 28/1, uma equipe de profissionais de saúde, coordenados pelo Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), vai atuar na apresentação da Banda LGBT, a partir das 15h, com concentração na rua Joaquim Sarmento, esquina com a 7 de Setembro, Centro. A programação de intensificação de ações de prevenção seguirá até o dia 13 de fevereiro.