Cidades Destaques

Semsa realiza mobilização na semana de combate ao mosquito Aedes Aegypti

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes- foto: José Nildo/Semsa
Redação
Postado por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o Dia D de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti em Manaus.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra essas doenças.

A abertura das atividades do Dia D vai ocorrer no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio,  reunindo representantes dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a mobilização tem o objetivo de intensificar as ações educativas, visando ampla mobilização para o controle do vetor, no âmbito das unidades de saúde da Semsa, nas escolas municipais e na comunidade em geral.

Durante a mobilização serão envolvidos estabelecimentos do comércio e da indústria, unidades do serviço público, incluindo as unidades de saúde, associações e escolas, para dar amplitude às ações. “Sabemos que grande parte dos criadouros se encontra nos locais de trabalho, onde as pessoas passam muito tempo do seu dia, estando expostas ao risco de adoecer, caso os cuidados não sejam permanentes”, destaca Magaldi.

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes. Na próxima sexta-feira (27), será promovida nessas escolas, a verificação de riscos potenciais para a dengue, com a aplicação do “Check List 10 minutos”, um questionário que pode ser respondido em 10 minutos, focado nos itens associados à proliferação do Aedes, como o acúmulo de água e lixo.

As escolas municipais que dispõem de brigadas contra o mosquito também vão intensificar as ações de educação em saúde, eliminação de criadouros e controle do mosquito, durante o período da mobilização.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário