Serviços oferecidos pelo município têm horário diferenciado por conta do feriado

maternidade moura tapajoz
O decreto foi publicado na edição 4.434, do Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira (31), e ressalva que atividades essenciais, como saúde e limpeza, serão mantidas- foto: arquivo/Semcom

Em função do ponto facultativo da próxima segunda-feira (30), devido ao feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, o funcionamento de alguns serviços mantidos pelo município terá alterações em seus horários. O ponto facultativo foi decretado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta semana, e publicado na edição 4350, do Diário Oficial do Município (DOM).

O decreto, além de instituir o ponto facultativo, delega aos gestores das unidades que integram a administração pública municipal a competência para instituir o horário de funcionamento de suas respectivas estruturas, obedecendo aos critérios de oportunidade, conveniência e relevante interesse público.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no sábado (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado farão atendimento normalmente, das 8h às 12h. A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, Compensa 1, zona Oeste, estará aberta 24 horas. Já SAMU 192 também irá manter o plantão 24 horas, atendendo as chamadas telefônicas de urgência.

Haverá atendimento normal na sala de vacinação da UBS José Rayol dos Santos – que está funcionando temporariamente nas dependências da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) -, por ser referência na vacinação antirrábica humana.

As demais UBSs, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial suspendem as atividades a partir de sábado, às 12h, retornando na quarta-feira (2).

Galerias populares e Mercado Municipal

As Galerias dos Remédios, Espírito Santo e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro; além do Shopping Phelippe Daou, na zona Leste, terão os horários alterados, segundo a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch) durante o feriado do Dia do Trabalhador.

Na segunda-feira, ponto facultativo para o município, o funcionamento é normal nos três centros de compras e no Mercado Municipal.

Já na terça-feira, as Galerias Espírito Santo e dos Remédios, bem como o Shopping Phelippe Daou, estarão de portas abertas até às 13h. O Mercado Adolpho Lisboa encerra suas atividades ao meio-dia do feriado do trabalhador.

Limpeza

Em relação ao serviço de limpeza pública, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), informa que na segunda-feira, as atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem e conscientização funcionam normalmente, enquanto, na terça-feira, 1º de maio, os serviços serão mantidos no ritmo de plantão de domingo.

Com informações da assessoria