Cidades

Servidores da Semasc recebem treinamento sobre Carteira de Trabalho Digital

Foto: Divulgação/Semasc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoveu um treinamento sobre a Carteira de Trabalho Digital, para os servidores da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O treinamento, realizado na última segunda-feira, 26, foi realizado pelos servidores do Sine Manaus, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas do público atendido pela Semasc.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que realiza algum tipo de atividade remunerada e tem como objetivo documentar e comprovar o contrato de trabalho, assim como o tempo de serviço do trabalhador, para fins trabalhistas e previdenciários, e garantir que o funcionário receba seus benefícios previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para modernizar o acesso às informações do trabalhador, o Ministério da Economia lançou em 2017, a Carteira de Trabalho Digital, em substituição à Carteira de Trabalho física, disponível por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android. A carteira física continua a ser impressa somente em casos excepcionais.

A criação da Carteira Digital traz como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho por meio da integração de diversos bancos de dados do governo federal, além da diminuição de burocracia, custo com impressão e desperdício, tendo em vista o grande número de solicitantes, que nunca compareceram para pegar sua carteira de trabalho.

Com informações da assessoria