SES-AM apresenta metas de atendimento do Hospital Francisca Mendes à Comissão de Saúde da ALE

Foto: Rodrigo Santos/ SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresentou, nesta quinta-feira (3), para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) as metas alcançadas pelo Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e o planejamento para o funcionamento da unidade de saúde a curto e médio prazos.

“Nós participamos, respondendo o questionamento, principalmente sobre o Hospital do Coração Francisca Mendes, como estão os andamentos dos procedimentos que estão sendo realizados lá e, principalmente, o que nós temos planejado para o futuro”, disse o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo.

Desde que a SES-AM assumiu a administração plena da unidade, que foi gerida pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) por 17 anos, os números dos procedimentos realizados aumentaram. As cirurgias cardíacas adulto e infantil saíram de 20, em junho, para 53 em agosto.

“Esse mês, nós conseguimos fazer em torno de 350 procedimentos. Então, a gente conseguiu realizar esses procedimentos com o auxílio de alguns fornecedores que confiaram em todo o processo de organização de pagamento realizado pela Secretaria”, explicou a diretora do HUFM, Alessandra Santos.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que a equipe técnica da SES-AM está monitorando a produção da unidade hospitalar para manter as metas estabelecidas.

“A cada reunião, a nossa intenção é de nós estarmos aprimorando esse monitoramento, inclusive o secretário Marcellus Campêlo nos orientou que gostaria que o acompanhamento de todo o procedimento realizado no Francisca Mendes fosse informado num dashboard, em tempo real, para que os órgãos de controle pudessem acompanhar como vem sendo utilizada a capacidade instalada”, esclareceu.

A presidente da Comissão de Saúde da ALE-AM, deputada Mayara Pinheiro, agradeceu a disponibilidade da área técnica para discutir os assuntos pertinentes à saúde do Estado.

Também participaram da reunião os deputados Ricardo Nicolau e Wilker Barreto; a promotora do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Silvana Nobre; o defensor público Arlindo Gonçalves; o representante da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas, Lucas Mendes; a presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (SBC-AM), Kátia Couceiro; e o cardiologista Ronaldo Camargo.

(*) Com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)