Cidades

SES-AM pretende implantar Centro de Testagem e Aconselhamento na Policlínica Codajás

Foto: Islânia Lima/Políclinica Codajás

A Policlínica Codajás recebeu, nesta terça-feira (27), a visita técnica de profissionais da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), para verificar as futuras instalações do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Com previsão de início de atendimento para final de maio deste ano, a unidade de saúde passará a contar dentro do Ambulatório de Diversidade Sexual com os serviços de testagem rápida para sífilis, hepatite B e C, HIV, consulta clínica, aconselhamento, Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia de Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

Segundo a coordenadora do IST, Vanessa Homobono, com a implementação do programa, a Policlínica Codajás terá capacidade para atender cerca de 100 pacientes semanalmente.

“A avaliação dessa estrutura hoje é de suma importância para verificarmos tudo que é preciso para colocar em prática o centro de testagem. Aqui atenderemos o público em geral, em especial a população trans, que tanto precisa deste acompanhamento”, ressaltou a coordenadora.

A reunião contou também com a presença da técnica de Assistência, Viviane Araújo, e a técnica de Gerência de Policlínicas, Liege Menezes, que fizeram parte do conjunto de avaliação do espaço.

O diretor-geral da Policlínica Codajás, o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, explica que a nova estrutura contará com os profissionais de saúde da unidade, além do clínico geral, assistente social e enfermeiro que serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos dentro do ambulatório de diversidade uma equipe multidisciplinar, para ajudar no apoio psicológico, caso necessário, em casos de exames com testagem positiva. Todas essas ações fazem parte de um sistema de saúde mais humanizado, para melhor atender a população do Amazonas”, declarou o diretor.

Para dúvidas e sugestões, pacientes podem entrar em contato por meio do telefone (92) 3612-4208 ou pelo e-mail [email protected]

As informações são da assessoria