Setembro Amarelo: Seap promove encontro para liberados provisórios

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Central Integrada de Acompanhamento de Alternativas Penais do Amazonas (Ciapa), promoveu na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do órgão, um encontro com liberados provisórios para debater sobre o “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Essa foi a primeira roda de conversa realizada sobre o tema para as pessoas em alternativas penais sob medidas cautelares diversas da prisão, acompanhadas pela Ciapa. As palestras foram proferidas pela coordenadora da Ciapa, Diataí Anute, e pela psicóloga Juliana Bertuccelli.

Para seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19, foi elaborado um calendário para atender às 383 pessoas em acompanhamento pela Ciapa. “A proposta do encontro é promover o diálogo acerca da prevenção ao suicídio, dos casos relacionados a transtornos mentais, depressão, bipolaridade e abuso de substâncias”, disse Diataí.

No primeiro encontro, 42 liberados provisórios compareceram ao evento, que reuniu mulheres e autores de violência doméstica e crimes de trânsito. Nesta terça-feira (15/09) será a vez do público que cumpre penas alternativas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

“Encontros como esse são importantes para promover a conscientização para que não venham a reincidir nos seus delitos ou em outros, assim como aderir às campanhas de conscientização”, falou a coordenadora.

As informações são da assessoria