Destaques Economia

Setrab faz cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

Secretaria foi a São Gabriel da Cachoeira e tem na agenda mais três municípios para percorrer- foto: divulgação/Setrab
Redação
Postado por Redação

A equipe do Programa de Artesanato Amazonense, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está realizando mais um trabalho de campo no interior do Estado com o objetivo de realizar o cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. São documentos importantes, pois é por meio deles que os trabalhadores têm acesso a vantagens como facilidade de acesso ao microcrédito e acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA).

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, passou essa semana no município de São Gabriel da Cachoeira e a partir do próximo domingo (1º) dá início a agenda nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Barcelos. Cláudia destaca a importância desse trabalho e da parceria com o Sebrae-AM e prefeituras municipais.

O Programa de Artesanato Amazonense tem cadastrado até o momento 2.406 artesãos e 1.263 trabalhadores manuais. Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

No município de São Gabriel da Cachoeira, Cláudia Monteiro conta que eles visitaram uma comunidade formada por 14 aldeias, com um total de três mil indígenas, dos quais 300 são artesãos. “Trata-se de um trabalho importante do Governo de levar até as comunidades mais distantes do interior do Estado esse tipo de serviço de emissão de documentos”, observa o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Participação em feiras

Entre as vantagens de se obter a Carteira Nacional do Artesão, está a que permite a participação em oficinas e cursos de artesanato, além de feiras nacionais e internacionais. Atualmente, o Programa de Artesanato Amazonense está com um edital aberto aos interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento está marcado para acontecer entre os dias 5 a 10 de dezembro.

Os interessados têm até o próximo dia 9 de outubro para fazerem as inscrições. O edital número 005/2017 está no site do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br/).

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário