Curiosidades

Síndrome de pica é comum, mas pouca gente sabe o que significa

Redação..
Postado por Redação..

O nome científico é Alotriofagia, mas o problema é conhecido também como Síndrome de pica ou picanismo.

Não sei o que você pensou, mas provavelmente nunca tinha ouvido falar nisso, não é?

Bem, esse transtorno é comum e, em maior ou menor grau, quase TODAS as pessoas já tiveram episódios semelhantes ao picanismo ao longo da vida.

A síndrome é caracterizada pelo consumo de substâncias que não possuem nenhum valor nutritivo de forma persistente pelo portador, segundo matéria do parceiro do Catraca Livre, Minha Vida.

Quem sofre com a alotriofagia gosta, por exemplo, de chupar gelo (o que é até inofensivo) e comer coisas estranhas como terra, papel, tecidos, cabelo, alimentos crus, cinzas de cigarro e até fezes de animais. O problema é mais comum na infância, até os 6 anos, pois as crianças estão na fase de descoberta e não têm noção de que certas coisas e substâncias não devem ser ingeridas. Por isso é importante estar atento aos pequenos.

Causas e tratamentos da doença

As causas da “Síndrome de pica” podem ser várias, estre as principais estão:

Deficiências nutricionais como ferro (anemia) e zinco

Presença de distúrbio mental, como esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou depressão

alotriofagia na gravidez em geral é atribuída à anemia.

É importante buscar ajuda médica em casos como esses, pois consumir esses itens pode estar ligado a deficiências nutricionais ou mesmo a problemas psicológicos. Além disso, algumas substâncias ingeridas por que sofre com o problema podem ser extremamente prejudiciais à saúde, causando infecções ou intoxicações.

O tipo de tratamento dependerá da causa da alotriofagia. Quando o problema é causado por deficiências nutricionais, há mudanças na dieta e suplementação de nutrientes.

Já quando a síndrome ocorre devido a algum transtorno, é importante contar com acompanhamento psicológico.

Fonte: catracalivre 

Comentários

comentários

Deixe um comentário