Síria anuncia cessar-fogo a partir da meia-noite de hoje (29)

O Comando Geral do Exército e as Forças Armadas da Síria anunciaram, hoje, quinta-feira, um cessar-fogo em todo o território nacional a partir da meia-noite (hora local; 19h em Brasília), informou a agência oficial “Sana”.
O cessar-fogo exclui as duas organizações consideradas terroristas Estado Islâmico (EI) e Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al Nusra, braço sírio da Al Qaeda) e os grupos vinculados a eles, segundo a nota.

O comunicado, que se refere à Frente da Conquista do Levante com o antigo nome “Frente al Nusra”, explicou que esse grupo, que luta ao lado dos rebeldes em várias frentes, foi excluído das negociações por ser “terrorista”.

Crianças de Aleppo, empunham armas nas ruas/Foto: Reuters

O acordo tem como objetivo “preparar uma situação adequada para apoiar uma solução política à crise na Síria”, segundo o Comando, que destacou as “vitórias” conquistadas recentemente pelas forças dirigidas pelo presidente Bashar al Assad.

A trégua foi anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que é o principal aliado de Damasco, e pelo governo turco, que apoia os insurgentes. Putin afirmou que ambas as partes se comprometem a “iniciar negociações de paz para a regulação” do conflito sírio.(Terra/EFE)