Cidades

Sistema ajuda a encontrar vagas em estacionamentos de Manaus

O sistema é capaz de gerenciar a entrada e saída de veículos nos estacionamentos onde estiver instalado, disponibilizando, em tempo real, um mapa com todas as vagas disponíveis.
Redação
Postado por Redação

A dificuldade em encontrar vagas disponíveis para estacionar o veículo é uma das reclamações dos motoristas. Pensando nisso, um grupo de empreendedores do Amazonas criou o “ParkWeb”, um sistema que permite que os motoristas encontrem estacionamentos próximos aos seus locais de destino, com vagas disponíveis em tempo real por meio do site do ParkWeb ou do aplicativo.

O sistema é capaz de gerenciar a entrada e saída de veículos nos estacionamentos onde estiver instalado, disponibilizando, em tempo real, um mapa com todas as vagas disponíveis. “Com isso, o usuário tem a possibilidade de encontrar uma vaga próximo do local desejado sem precisar ficar procurando por estacionamento ou deixando o veículo na rua, correndo até mesmo o risco de ser multado”, afirma o empreendedor Maridilson Ribeiro.

O sistema conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Sinapse da Inovação e parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). O foco do programa é transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso e fortalecer o empreendedorismo, o cenário inovador e econômico no Estado.

Vagas

De acordo com Ribeiro, por ser um sistema online, a resposta do gerenciamento é rápida, ou seja, a partir do momento que for gerado um comprovante de entrada para um veículo no estacionamento, o sistema atualizará mostrando que a vaga estará ocupada. No momento que for feito a baixa do veículo no estacionamento, a vaga automaticamente ficará disponível para visualização.

“Ele funciona com um sistema instalado em um computador no local onde o estacionamento gerencia suas vagas e sincroniza com o site em tempo real, com atualização automática em cada movimentação gerada pelo sistema desktop”, disse.

Cadastros

O sistema já está finalizado para comercialização e o site também já está no ar, mas apenas com cadastros dos estacionamentos para os testes. A previsão é que o sistema comece a funcionar no primeiro semestre de 2018.

“A consulta será feita pelo site e, futuramente, pelo aplicativo que já está pronto, aguardando ser hospedado para ser baixado no sistema Android. A consulta para os usuários será gratuita e a cada operação finalizada, um valor será destinado ao sistema pela empresa responsável pelo estacionamento no local”, disse.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário