Cidades Destaques

Sistema inteligente que oferece mais segurança para casas é criado com apoio da Fapeam

Uma nova visão de automação residencial é o que empreendedores do Amazonas querem levar até os clientes- foto: Decon
Redação
Postado por Redação

Uma nova visão de automação residencial é o que empreendedores do Amazonas querem levar até os clientes. O projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação Certi, no âmbito do programa Sinapse da Inovação, preza pela segurança e a comodidade dos usuários.

Chamado de Eletron Vision, o produto oferece funcionalidades como: detectar pessoas (corpo, olhos, reconhecimento de faces), objetos em movimento e acionamento do alarme. Na área de automação permite o usuário controlar dispositivos elétricos como: luzes, portões, condicionadores de ar, entre outros.

O diferencial do sistema inovativo está na inteligência, ou seja, na capacidade da máquina de tomar decisões, involuntariamente, sem a intervenção do usuário. Por exemplo: desligar o aparelho elétrico quando o usuário finalizar uma atividade, ativar o alarme do ambiente, automaticamente, quando o usuário se afasta.

Monitoramento inteligente

O coordenador do projeto, Wesllen Sousa Lima, explicou que o Eletron Vision surge no mercado com o objetivo de proporcionar o monitoramento inteligente do ambiente em tempo real oferecendo mais segurança e economia de energia elétrica no gerenciamento dos recursos, além de conforto ao usuário.

Lima acrescenta que no produto são aplicadas diversas tecnologias de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Isso torna o sistema inteligente, sendo capaz de manipular dispositivos já existentes no mercado, além do criado pela equipe.

“Estamos criando um sistema inteligente que envolve a parte de automação, mas ao mesmo tempo de segurança. As câmeras de filmagens têm todo o processamento de imagens, reconhecimento de pessoas e tudo isso integrado com a parte de automação. Nossa proposta é desenvolver um sistema diferente do que são oferecidos pelo mercado. Por exemplo, hoje as pessoas controlam manualmente os dispositivos e qualquer pessoa envia o comando. Nós queremos fazer algo que envolva o mínimo possível à interação do usuário com o sistema”, contou Lima.

O protótipo do software já está em fase avançada e com várias versões tanto para dispositivo móvel quanto desktop. Além de materiais importados, a equipe também criou alguns produtos como uma ferramenta capaz de controlar a TV e o ar condicionado, que geralmente são vendidos separados no mercado. A previsão é que até 2018 o produto já esteja disponível no mercado.

Sinapse da Inovação

O Eletron Vision é um dos 28 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação, fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, além de fortalecer o empreendedorismo, cenário inovador e econômico no Amazonas.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário