Cidades

SSP-AM renova contrato para forças especiais das Polícias Militar e Civil usarem fuzis do Exército

(Foto: Valdo Leão/Secom)
Redação...
Postado por Redação...
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o 12° Batalhão de Suprimento do Comando Militar da Amazônia (CMA) renovaram, nesta sexta-feira (19/01), o contrato de comodato para utilização de Fuzis 762 FAL, que são de uso exclusivo do Exército, pelas forças especiais das Polícias Civil e Militar.

Assinado pelo vice-governador e Secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o convênio garante por seis meses a utilização de 70 fuzis do Exército pelo efetivo de tropas especializadas como a Companhia de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Choque, da Polícia Militar, e o Grupo Fera da Polícia Civil. As armas também serão empregadas em Tabatinga, na tríplice fronteira, onde o governo participa da Base Anzol com policiais que atuam na Estratégia Estadual de Segurança nas Fronteiras (ESFRON).

Com maior potencial ofensivo, o armamento começou a ser usado pelas polícias do Amazonas em substituição a armas como Carabina .40, Metralhadoras .40, Carabinas 556. “Isso é importante e comprova a atual integração do governador Amazonino Mendes com o Exército, buscando a segurança do povo e fortalecendo o trabalho dos nossos policiais”, enfatizou Bosco Saraiva.

De acordo com o Chefe do Estado Maior da 12 Região Militar, Coronel Jorge Fernandes, com a parceria, o Exército e o Governo do Amazonas conseguem oferecer melhor potencial às tropas policiais e contribuir com a segurança pública.

“Esse é um armamento que dá uma proteção às tropas policiais e a população a uma distância média. É um fuzil que tem alcance de utilização de 600 metros e possibilita que a polícia faça incursões com maior segurança. É uma arma de emprego do exército que a polícia terá maior possibilidade de se adequar a várias situações”, disse o Coronel do Exército.

Novas tecnologias para combate ao crime – O vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, afirmou nesta sexta-feira que vai buscar no exterior novidades tecnológicas para melhorar e modernizar o trabalho das polícias no Amazonas.

O encarregado da missão é o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Antônio Chicre Neto, que vai participar da edição de 2018 da principal feira de armas do mundo, a Shot Show, em Las Vegas, no estado de Nevada, Estados Unidos.

“Vamos buscar o que há de mais moderno para o combate fluvial, aéreo e na mata para, com isso, buscar os caminhos de dotar nossos policiais de armamento com maior potencial ofensivo”, disse Saraiva.

Chicre Neto foi convidado por representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos para compor uma delegação brasileira, formada por 40 servidores da Segurança Pública e Militar de diferentes estados.

O evento, direcionado exclusivamente a profissionais selecionados, reúne, aproximadamente, 1,6 mil expositores a cada ano, referências de marcas da indústria bélica e de novas tecnologias, além de estandes com simuladores, que irão possibilitar aos profissionais uma atualização do armamento de ponta que está sendo adotado nos países de primeiro mundo no combate à criminalidade. A iniciativa tem por objetivo o intercâmbio de experiências e o aprimoramento dos trabalhos desempenhados pelas instituições onde os integrantes da delegação atuam.

Comentários

Deixe um comentário