Cidades

SSP-AM reúne integrantes do sistema de segurança para alinhar estratégias de fronteiras

Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Com o objetivo de apresentar um balanço das ações de segurança pública em áreas de fronteira, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai sediar uma reunião com integrantes do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e outras instituições federais. O evento acontecerá na segunda-feira (31), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona centro-sul.

Comandada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, a reunião vai apresentar os números da operação Hórus, que faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). O trabalho ocorre nos municípios fronteiriços do Amazonas.

O evento vai reunir autoridades do Comando Militar da Amazônia (CMA), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Polícia Militar do Amazonas e Polícia Civil.

A equipe de Brasília fará visitas técnicas em algumas instituições de segurança em Manaus e, após a reunião, fará uma visita à Base Fluvial Arpão, localizada próxima ao município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A visita técnica faz parte do planejamento de articulação de políticas de fronteira do governo federal e estadual.

“No caso do Amazonas nós temos uma particularidade que é a fronteira estendida, que são municípios que sofrem com as ações da criminalidade como caso de Coari e Tefé e essa visita técnica com as autoridades de Brasília vai servir para reforçar um pouco mais essas tratativas e nós mostrarmos para essas autoridades o que a segurança pública do Amazonas já fez e o que vai fazer”, salientou o secretário de Segurança.

Além do balanço da Hórus, serão articulados os próximos recursos a serem adquiridos, via Ministério da Justiça, para melhorar cada vez mais a atuação dos policiais nas fronteiras.

Essa reunião também tem como objetivo trazer mais recursos federais para as forças de segurança do Amazonas, como viaturas, equipamentos optrônicos e uniformes.

Com informações da assessoria