Foto: Divulgação/Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) recebe, nesta segunda e terça-feira ( 3 e 4), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) para discutir as propostas em andamento no âmbito da cooperação técnica com a instituição internacional.

Segundo o secretário executivo adjunto do Interior da Susam, Cássio Roberto Espirito Santo, a cooperação abrange pautas importantes, dentre as quais o processo de Regionalização da Saúde no estado, as políticas de fronteiras, de educação permanente e qualificação do servidor, estruturação da gestão e melhoramento de processos de trabalhos. “Visamos elaborar uma proposta que seja factível, tendo a Opas como nossa parceira de acompanhamento e execução de ações”.

Durante o primeiro dia de oficina realizado, nesta segunda feira (03/02), houve a apresentação dos principais eixos do planejamento estratégico da secretaria, elaborado a partir de parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Sírio Libanês. Houve ainda a apresentação do papel da Opas no desenvolvimento do SUS no Brasil e nas américas.

Nesta terça-feira (4), há a apresentação da proposta dos projetos de cooperação. O secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, afirma que essa parceria é de extrema importância para a gestão. “O projeto traz ações que estavam paradas há pelo menos oito anos e impactam na assistência, fortalecem o RH, qualificam e capacitam o servidor e trazem mudança significativa para a sociedade”, comentou.

*Com informações da assessoria