Susam recebe mais de 300 mil equipamentos de proteção individual

Foto: Mayara Viana/Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) recebeu a doação de mais 300 mil itens de proteção individual, entre máscaras hospitalares e álcool em gel, além de medidores de pressão. O material será distribuído entre as unidades da rede estadual de saúde e faz parte de uma articulação parlamentar junto a empresas privadas e entidades como Itaú, Coca-Cola Recofarma, Confederação Nacional das Indústrias, Confederação Nacional do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A entrega foi realizada nesta quinta-feira (13/8), na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), pelo deputado federal Marcelo Ramos, que atuou como articulador das doações, para o secretário de Estado de Saúde interino, Marcellus Campelo; o secretário executivo da capital da Susam, Thalles Schincariol, e o diretor da Cema, Rafael Poloni.

Foram entregues 300 mil máscaras de tecido laváveis, 3 mil máscaras hospitalares, 200 bombonas de 4.2 litros de álcool gel, 300 viseiras de proteção facial e 350 medidores de pressão.

“Estamos muito contentes com essa doação do deputado Marcelo Ramos, através da sua ação parlamentar, congregando várias instituições e empresas, porque a pandemia não passou, nós temos ainda que ter todos os cuidados necessários com a utilização de máscaras, utilização do álcool em gel e a proteção da segurança sanitária”, ressaltou Marcellus Campêlo.

O secretário interino destacou ainda a importância da doação ser realizada no momento atual da Cema. “E mais simbólico do que isso, a entrega aqui na Central de Medicamentos, onde nós estamos hoje com 74% de abastecimento da rede, quando nós pegamos, no começo da gestão, com 12% apenas de abastecimento”, frisou.

O deputado destacou os avanços que a Susam vem realizando na condução da nova estruturação da saúde do Estado. “Quando recebi essa doação de grandes empresas, da Coca-Cola, do Itaú, da Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, e enxerguei o esforço do novo secretário, pois o secretário Marcellus tem feito a estruturação do que nós estamos chamando de nova Susam, eu disse que agora, tenho um parceiro que eu posso confiar”, afirmou Ramos.

Com informações da assessoria