Cidades

Susam treina profissionais em ferramenta de planejamento de gestão em saúde

No total, foram oferecidas 62 vagas.
Redação
Postado por Redação

Profissionais da área de saúde dos municípios do Estado irão aprender a operar o SargSUS, ferramenta eletrônica por meio da qual os gestores municipais elaboram e enviam ao Conselho de Saúde o Relatório Anual de Gestão (RAG) do setor de saúde de suas cidades.

O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento. Por isso, o treinamento dos profissionais no Estado será realizado pelo Departamento de Planejamento e Gestão da Susam (Deplan). O curso será realizado entre 14 e 16 desse mês, no Instituto Benjamin Constant, na rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus.

É por meio do Relatório de Gestão, por exemplo, que os gestores comprovam a aplicação de recursos no setor. Também serve para apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação anual, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde.

Controle social

Além de ajudar no planejamento das ações de saúde, o SargSUS é a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município, estado, Distrito Federal e União. Qualquer cidadão pode ter acesso às informações que são alimentadas na ferramenta por meio do site www.saude.gov.br/sargsus.

“Resolvemos apoiar os municípios nesse sentido porque percebemos que, com a troca de gestores que houve na maioria dos municípios, muitos ainda não têm equipes técnicas que dominem o SargSUS. Esperamos com isso ajudar os municípios a formar suas equipes e qualificar melhor a gestão do SUS”, comentou a chefe do Deplan, Radija Lopes.

Radija ressalta que foram oferecidas vagas para os 62 municípios do Estado. O treinamento será realizado em laboratório de informática com conteúdo teórico, prático e acesso ao sistema SargSUS, de forma online.

No dia 14, será capacitado o grupo formado por profissionais das regionais Manaus/Entorno e Alto Rio Negro, Rio Negro e Solimões. Dia 15 será a vez dos profissionais das regionais Alto Solimões, Médio Amazonas e Baixo Amazonas. Nó último dia será a vez dos profissionais do Purus, Juruá, Rio Madeira e Triângulo. O treinamento será realizado das 8h às 17h, com uma hora de intervalo. No total, foram oferecidas 62 vagas.

*Com informações da assessoria*

Comentários

comentários

Deixe um comentário