Teatro Amazonas retoma eventos ao público a partir de setembro

Foto: Michael Dantas

Em setembro, o Teatro Amazonas volta a receber o público em espetáculos, com 50% da capacidade do patrimônio, seguindo as orientações do Decreto nº 42.550, do Governo do Amazonas. O espaço, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecerá uma agenda de eventos com concertos, shows e exibição de um filme, além de visitas noturnas durante os ensaios dos Corpos Artísticos, com agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

“Após os concertos do projeto ‘A Arte Agradece a Vida’, que aconteceram para profissionais de saúde convidados, avançamos em mais uma etapa, abrindo, agora, para o público em geral, com metade da capacidade do Teatro Amazonas”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “Continuamos seguindo todos protocolos de segurança sanitária para oferecer a melhor experiência a quem vier prestigiar os espetáculos”.

Para prestigiar os espetáculos, o público precisará agendar uma vaga no evento, por meio da agenda do Portal da Cultura. Não será permitido o acesso de crianças de até 12 anos e de pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos acima de 60 anos e gestantes. O agendamento para eventos estará disponível a partir desta quarta-feira (02/09).

O agendamento on-line também será adotado para as visitas noturnas. Nos dias 1º e 22 de setembro, o público poderá acompanhar ensaios da Amazonas Band, a partir das 19h15. Já nos dias 9 e 16 de setembro, os ensaios são da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com o início da visita às 18h30.

O Teatro Amazonas continua adotando todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, com totens de álcool em gel em pontos estratégicos, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. A saída do público após os eventos será realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não será permitida a permanência do público no Hall.

O funcionamento do patrimônio para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h, também com agendamento no Portal da Cultura. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas.

Confira a programação do Teatro Amazonas em setembro. Todos os eventos terão entrada gratuita.

Quarta (02/09), às 20h
Como parte das comemorações dos 20 anos da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) será realizado um concerto com um repertório que faz parte da trajetória do Corpo Artístico. Do erudito ao popular, o público poderá prestigiar obras de Mozart, Bach, Cyndi Lauper, U2, Carrapicho, Armando Neves, Emerson Maia, entre outros. Classificação livre.

Quinta (03/09), às 20h
A Amazonas Filarmônica apresentará um concerto com um grupo de percussão. O repertório incluirá compositores como James Romig, John Cage, Daniel Levitan e Zequinha de Abreu. Classificação livre.

Sábado (05/09), às 20h
O Balé Folclórico do Amazonas irá resgatar, no espetáculo “Dançando Nossos Compositores”, composições de artistas regionais que imprimem de forma lírica o sentimento, a audácia, o caráter e o temperamento do povo amazonense. Celdo Braga, Raízes Caboclas, Arnaldo Rebello e Marcos Sabino são alguns dos nomes que farão parte do repertório. Classificação livre.

Dia 10 de setembro, às 20h
A Amazonas Filarmônica levará ao palco do Teatro Amazonas o concerto “Octeto de Franz Schubert”, com a obra do compositor austríaco “Octeto em fá maior”. Classificação livre.

Dia 11 de setembro, às 20h
Para encerrar as comemorações dos seus 25 anos de carreira, a cantora Lucilene Castro realizará um show no Teatro Amazonas, com participações especiais de Márcia Siqueira, Zezinho Corrêa e da maestrina Irina Kazak. “Amazonas”, “Diário de Um Boêmio” e “O Amor Está no Ar”, composições de Chico da Silva estarão no repertório deste show. “Irupixuna”, de domínio público e, “Hotel Cassina”, de Rinaldo Buzaglo e Aníbal Beça, também serão interpretadas por Lucilene. Classificação livre.
Dia 17 de setembro, às 20h
Em mais um concerto, a orquestra Amazonas Filarmônica apresentará repertório para um conjunto de metais. Classificação livre.

Dia 19 de setembro, às 20h
No dia 19, o Teatro Amazonas receberá a pré-estreia mundial do filme “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão, na programação da 10ª edição do festival CineFantasy.

A classificação é para 16 anos.

Dia 24 de setembro, às 20h
A Amazonas Filarmônica apresentará os “Quartetos para piano de Mozart”, com um programa que reúne o “Quarteto para piano n.1 em sol menor” e o “Quarteto para piano n.2 em mi bemol maior”. Classificação livre.

Dias 26, às 20h, e 27 de setembro, às 19h
Em um fim de semana, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) se unirão para apresentar “Solatium”.

O espetáculo terá no repertório os “Divertimentos”, de Mozart, com a regência do maestro Marcelo de Jesus, e coreografia de Mário Nascimento, diretor do CDA.

O evento será realizado no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Classificação livre.

Dia 29 de setembro, às 20h
A série de concertos comemorativos dos 20 anos da Amazonas Band continuará no dia 29 de setembro. O repertório contará com obras de Jay Beckstein, Dave Hanson, Bob Mintzer, Edu Lobo e Torquato Neto, Stevie Wonder e Paquito D’Rivera. Classificação livre.

Com informações de assessoria