Cidades

Técnicos da Prefeitura avaliam situação de árvores em local de desmoronamento

O objetivo da visita foi avaliar as condições das outras 11 árvores existentes no local- foto: Arleson Sicsu/Semmas
Redação
Postado por Redação

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estiveram na manhã de hoje (23) no trecho da avenida Camapuã, na Cidade Nova, Zona Norte, onde parte de uma encosta desmoronou na tarde do domingo (22) causando a queda de duas árvores.

O objetivo da visita foi avaliar as condições das outras 11 árvores existentes no local e proceder a autorização de intervenções que reduzam os riscos de tombamentos com acidentes e a consequente interdição da via.

A equipe do setor de Corte e Poda da Semmas constatou o risco iminente de queda em função da erosão causada pelas tubulações das casas existentes e a grande quantidade de resíduos descartada no local.

De acordo com o gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, vai ser necessária a realização de podas drásticas de contenção que permitam a redução de copas de todos os indivíduos arbóreos existentes na área.

O técnico explicou ainda que a leucena é uma espécie invasora, não recomendada para a arborização urbana, mas que nesse caso não poderiam ser retiradas do local por conta da sustentação que dão ao terreno. As 11 árvores são adultas e têm em média 6 metros de altura.

As autorizações para os procedimentos serão emitidas em caráter de urgência para a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsável pela execução das podas.

Espécies exóticas invasoras são aquelas que, ao serem introduzidas se reproduzem com sucesso, resultando no estabelecimento de populações que se expandem e ameaçam ecossistemas, habitats ou espécies com danos econômicos e ambientais.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário